Foeniculum vulgare
FUNCHO
Local de colheita: ervas aromáticas do horto da escola
Data de colheita: 04 de maio de 2023
Descrição e utilidade da planta:
O funcho, de nome científico Foeniculum vulgare, popularmente conhecido como erva-doce , funcho, funcho-doce, funcho de Florença, fiolho ou erva-doce de cabeça é uma herbácea fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante na fabricação de bebidas espirituosas e planta medicinal. O funcho é nativo da bacia do Mediterrâneo, com variedades na Macaronésia e no Médio Oriente, onde ocorre no estado silvestre, mas é hoje cultivado, sob diversas formas varietais, em todas as regiões temperadas e subtropicais. O funcho costuma ser utilizado na culinária como tempero e principalmente para produção de chá, já que tem propriedades que auxiliam o intestino e tem ação calmante.
O funcho é uma planta herbácea perene, de caules eretos múltiplos, com até dois metros de altura (mas em geral com menos de 80 centímetros), de cor verde intenso.
As folhas são longas (até 40 cm) e delgadas, finamente dissecadas, terminando em segmentos filiformes a aciculares (com cerca de 0,5 mm de diâmetro), muito flexíveis, mas que, quando expostos à secura, endurecem exteriormente para evitar a perda de água.
Produz inflorescências terminais compostas em forma de buquê, com 5 a 15 cm de diâmetro, contendo 20 a 50 flores pediceladas inseridas num único ponto do ápice da inflorescência, sobre pedúnculos curtos. As flores são minúsculas têm de 2 a 5 mm de diâmetro, amarelo a amarelo-esverdeado, sendo ricas em néctar.
O fruto é uma semente seca, fortemente aromática, de 4 a 9 mm de comprimento.
A raiz é comestível igualmente, tem a forma rizomatosa, esbranquiçada e muito suculenta, armazenando grande quantidade de água, cheiro e sabor característicos.
ISABELLA