Santolina chamaecyparissus
SANTOLINA
Data de colheita: 21 de março 2023
Local de colheita: Horto das aromáticas da escola
Descrição e utilidade da planta:
Trata-se de uma planta subarbustiva e vivaz, que pode chegar a medir entre 0,20 a O,50 m de altura. Possui um caule lenhoso na base, espesso e resistente, com múltiplos ramos erectos e pubescentes. No que toca às folhas, são pequenas, de formato estreito, dotadas de dentes obtusos, apresentando ainda uma coloração alvadia de tom cinza.
Relativamente às flores, que surgem entre Junho e Agosto, são tubulosas, assentam-se em capítulos solitários e globosos, na extremidade dos ramos. As flores apresentam uma coloração amarelo-dourada, exalando um odor intenso muito característico.
Trata-se de uma espécie natural do Oeste e do Centro da orla Mediterrânica, marcando presença nalgumas zonas temperadas da Europa e do continente Americano.
Trata-se de uma espécie presente no território português, nalgumas zonas da Beira Litoral, Estremadura e Alentejo litoral
Medra entre matagais, rochedos e em colinas áridas e calcárias.
No âmbito da medicina popular, usam-se as extremidades floridas, as sementes, os ramos secos e as folhas, antes da floração, para confecionar mezinhas.
Simão
Ilustração da Isabella