Hypericum androsaemum
HIPERICÃO DO GERÊS
Data de colheita: 21 de abril 2023
Local de colheita: Horto de aromáticas da escola.
Descrição e utilidade da planta:
O Hipericão-do-Gerês (Hypericum androsaemum) talvez seja a única planta portuguesa com o nome de uma região. Não deve ser confundido com outro hipericão (Hypericum perforatum), planta vivaz, com porte e aspeto distintos, muito utilizado como planta medicinal, sendo muito popular como antidepressivo.
Também conhecido como androsemo, mijadeira, erva-da-pedra ou erva-do-gerês, esta planta surge espontaneamente na Europa Ocidental e Norte de África. No nosso país é espontânea em locais húmidos e sombrios e margens dos rios do Minho, Beiras e Estremadura. É uma planta com flor da família Hypericaceae . Comumente chamada de tutsan ou âmbar-doce , a espécie é cultivada como planta ornamental por causa de sua impressionante folhagem tingida de vermelho, pétalas amarelas brilhantes e seus cachos de frutas que são grandes em comparação com outros membros do Hypericum .
Hypericum androsaemum é um pequeno arbusto denso, atingindo 30–70 cm de altura. Tem muitos caules que permanecem eretos em vez de rastejar sobre o solo. Tem muitas folhas ovais ao longo de suas hastes que são tipicamente verdes com um tom vermelho. A planta tem flores amarelas de 1,5 a 2,5 cm de diâmetro com cinco pétalas e numerosos estames . Possui bagas únicas entre os Hypericum que mudam de vermelho para preto e permanecem macias e carnudas mesmo após o amadurecimento. As hastes da planta são de forma cilíndrica quando a planta está madura.
Bianca