E-mail: arquivo@prg.ufpb.br
Instagram: acervoacademico.ufpb
Endereço: Campus I Lot. Cidade Universitária, PB, 58051-900
Localização: Prédio da reitoria – Térreo- Campus I
Equipe:
Layane Marques de Souza - Técnico em Arquivo
Bruna Maria Vieira - Estagiária
Camilla Fernanda Clemente de Souza - Estagiária
Compromisso com o atendimento: presteza, cordialidade, impessoalidade e clareza na prestação de informação.
COMPETÊNCIAS: conforme a Resolução nº 20/2019, CONSUNI/UFPB:
I – Arquivar e organizar a documentação de todos os estudantes da UFPB;
II – Manter atualizado os Sistemas Integrados de Gestão da UFPB.
Sobre o Acervo:
O Acervo de Documentação Estudantil (ADE/PRG/UFPB) é responsável por atualizar e salvaguardar os documentos dos estudantes de graduação da UFPB. Além dos assentamentos dos discentes de graduação, ou seja, os dossiês. O acervo acadêmico armazena, organiza, preserva e dá acesso aos dossiês, históricos escolares de graduação, atas de colação de grau, diários de classe e processos produzidos pela Pró-Reitoria de Graduação em função do ingresso dos estudantes na UFPB.
Na sua maioria o conjunto de documentos está relacionado aos dossiês de alunos dos cursos de graduação na modalidade presencial e de Educação à Distância (Ead).
De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística, o dossiê é “Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto), que constitui uma unidade de arquivamento.”
Os dossiês físicos datam do final da década de 1950 a 2020 e os dossiês eletrônicos/digitais datam de 2021 até a atualidade.
O dossiê é constituído de documentos que estão ligados ao ingresso dos estudantes de graduação da UFPB (vida acadêmica dos discentes) e é composto de acordo com a modalidade de entrada dos discentes (PSS, reopção, graduados, transferência, EAD e SISU, incluindo os sistemas de cotas).
Constituem o dossiê dos alunos os documentos pessoais, de reserva militar, eleitoral, comprovante de residência, histórico e certificado de ensino médio, dentre as documentações de cotas, que variam de acordo com a cota e também com a nacionalidade do ingressante.
O Acervo de Documentação Estudantil possui aproximadamente 214 metros lineares de documentos e em torno de 3900 caixas poliondas com documentos com data-limite do final da década de 1950 até 2020, além dos documentos avulsos e documentos especiais (microfilmes - datam de 1984 a 1990). A documentação é organizada em estantes deslizantes, estantes de aço e balcões.
O Acervo de Documentação Estudantil está diretamente ligado aos pilares da Universidade - ensino, pesquisa e extensão; especificamente às atividades de ensino, portanto o uso da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das IFES é majoritário quanto classificação e destinação aos documentos que estão ligados ao Acervo Acadêmico e sua composição.