Falcon Heavy é o foguete operacional mais poderoso do mundo por um fator de dois. Com a capacidade de colocar em órbita quase 64 toneladas métricas (141.000 lb), o Falcon Heavy pode levantar mais que o dobro da carga útil do veículo operacional mais próximo, o Delta IV Heavy. O Falcon Heavy é composto por três núcleos de nove motores Falcon 9 cujos 27 motores Merlin juntos geram mais de 5 milhões de libras de empuxo na decolagem, o equivalente a aproximadamente dezoito aeronaves 747.
SpaceX realizou o lançamento inaugural do Falcon Heavy em 6 de fevereiro de 2018, às 20:45 UTC. O foguete carregava um Tesla Roadster pertencente ao fundador da SpaceX, Elon Musk , com um manequim apelidado de "Starman" no banco do motorista, como carga útil fictícia . O segundo lançamento do Falcon Heavy ocorreu em 11 de abril de 2019, e todos os três foguetes de reforço retornaram com sucesso à Terra . O terceiro lançamento do Falcon Heavy ocorreu com sucesso em 25 de junho de 2019. Desde então, o Falcon Heavy foi certificado para o programa National Security Space Launch (NSSL).
O Falcon Heavy foi projetado para ser capaz de transportar humanos para o espaço além da órbita baixa da Terra , embora em fevereiro de 2018 , a SpaceX não pretenda transportar pessoas no Falcon Heavy, nem buscar o processo de certificação de classificação humana para transportar astronautas da NASA . Espera-se que tanto o Falcon Heavy quanto o Falcon 9 sejam substituídos pelo sistema de lançamento Starship em desenvolvimento.
Clique no ÍCONE abaixo para acessar a audio-descrição: