O Telescópio Espacial James Webb, também conhecido por JWST (ou apenas Webb para os mais íntimos), será o próximo observatório no espaço para astrônomos do mundo inteiro, ampliando enormemente as descobertas do anterior e famoso Telescópio Espacial Hubble. Aumentando sua potência em relação a este em 100 vezes. Anteriormente o Webb era conhecido como “Telescópio Espacial de Próxima Geração” (NGST); porem em homenagem a James Webb, um ex-administrador da NASA, ele foi renomeado em 2002.
Com sua sensibilidade infravermelha sem precedentes, com um espelho de 6,5 metros, ele será capaz de ampliar nosso entendimento do universo, desde a formação de sistema solares semelhantes ao nosso, a formação do nosso próprio sistema solar até os primórdios de nosso universo, estudando as formações das galáxias mais primitivas. Assim entenderemos melhor o processo de evolução do universo, investigando os segredos da matéria do presente, do passado e do futuro.
James Webb foi lançado em 25 de setembro de 2021 e já está fazendo grande sucesso! Abaixo está duas imagens que foram tiradas pelo telescopio james Webb , a primeira é a Nebulosa Carina e a segunda se chama Imagem de campo profundo.
Clique no ÍCONE abaixo para acessar a audio-descrição: