A fotossíntese é um processo físico-químico que consiste na produção de energia química através da luz solar e fixação de carbono proveniente da atmosfera. Este processo ocorre em tecidos ricos em cloroplastos, sendo um dos tecidos mais ativos o parênquima clorofiliano encontrado nas folhas de plantas, que utilizam água e dióxido de carbono, para obter glicose, como ilustrado na seguinte equação:
Didaticamente a fotossintese pode ser dividida em etapas fotoquímicas e bioquímicas. Na etapa fotoquímica os Fotossistemas I e II que estão localizados nos tilacóides dos cloroplastos, coletam fótons, havendo uma correria de elétrons da molecula de água até a coenzima NADPH, o fluxo de elétrons ocorrem na seguinte ordem: Fotossistema II, pool de plastoquinona, citocromo b6f, plastocianina e Fotossistema I, ao longo desse fluxo é formado um gradiente de potencial elétrico e químico de H+, utilizado pela ATP Sintase para a conservação da energia em ATP a partir de ADP + Pi.
Referências
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Fotossíntese"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fotossintese.htm. Acesso em 12 de março de 2022.
CAFFARI, Stefano. TIBILETTI, Tania. JENNINGS, Robert C. "A Comparison Between Plant Photosystem I and Photosystem II Architecture and Functioning". Publicado online 2014 Jun. doi: 10.2174/1389203715666140327102218.