O que devo fazer para maximizar o aproveitamento à disciplina de TIC?


Estratégias para melhorar o aproveitamento na disciplina

Glossário das siglas utilizadas neste documento:

TIC: O nome da disciplina. Quer dizer "Tecnologias de Informação e Comunicação"

PT: Proposta de Trabalho. São os exercícios que fazemos nas aulas.

PT Geral: Propostas de Trabalho Geral. Estas PTs funcionam durante toda a duração da disciplina. São os TPCs

TPC: Trabalho Para Casa. Uma vez por semana será dado um TPC para resolução em casa.

Portefólio digital: Importante área digital pessoal da responsabilidade do aluno. É o local onde se inserem todas as atividades da disciplina, incluindo as PTs.


Insucesso escolar na disciplina de TIC?

Quais as razões que levam a um fraco aproveitamento na disciplina?

Antes de tentarmos responder a esta pergunta, gostaríamos de indicar alguns factos importantes sobre o funcionamento da disciplina de TIC, que a torna um pouco "diferente" das outras disciplinas. A saber:

1. A disciplina de TIC tem uma carga horária reduzida, ministrada uma vez por semana durante, somente, um semestre escolar (meio ano letivo).

Em termos práticos a disciplina tem, no seu total, cerca de 15 a 17 aulas de 90 minutos. Totalizando somente 24 horas de aulas (16 x 90 min.).

2. A disciplina de TIC é prática.

Por esta razão a disciplina não tem os tradicionais testes escritos cujo peso pode atingir os 70% a 80% da nota final nas outras disciplinas.

Sendo prática, quer dizer que os alunos têm de "praticar", ou seja, na disciplina de TIC os alunos elaboram, em cada aula, uma Proposta de Trabalho (PT) de curta duração, que na maior parte dos casos conseguem terminar durante a aula. Há alunos que preferem terminar a PT em casa, nesses casos, têm sempre, pelo menos, 7 dias para a terminar, ou seja, até à próxima aula, altura em que se dará inicio a uma nova PT.

Esta sucessão de PTs cria o ritmo da disciplina que a torna dinâmica e com um interesse significativo para os nossos alunos. No final das 16 aulas que compõem a disciplina é habitual termos elaborado cerca de dez PTs, mais uma ou duas PTs Gerais que funcionam durante toda a duração da disciplina e constituem o corpo dos TPCs (Glossário + Blog + comentário de vídeos didáticos de curta duração).

Todas as evidências resultantes da elaboração de cada PT e PT Geral, têm obrigatoriamente de ser inseridas no Portefólio Digital do aluno que é periodicamente avaliado pelo Professor, normalmente nas aulas nº 6, 12 e 16.

A soma ponderada da avaliação das PTs (Propostas de Trabalho) têm um peso de 80% da nota final. Sendo os restantes 20% distribuídos do seguinte modo: atitudes, comportamento, assiduidade e trabalho em equipa, de acordo com os critérios gerais de avaliação definidos ao nível do Agrupamento de Escolas de Benfica.

3. Para os casos pontuais dos alunos que, temporariamente, não tenham acesso a um computador com Internet, a escola oferece todas as condições para que possam, com facilidade, terminar as tarefas enunciadas nas PTs (Propostas de Trabalho) de aula e resolver as tarefas pedidas nos sempre presentes TPCs.

4. As notas são atribuídas utilizando uma escala percentual que por sua vez é convertida numa escala de níveis, típica do ensino básico, em conformidade com a tabela retirada dos critérios gerais de avaliação definida ao nível do agrupamento de Escolas (ver a coluna ENSINO BÁSICO):

5. No inicio do semestre, os alunos, os EEs e os Diretores de Turma recebem um documento informativo, de carácter prático, com estas e outras informações sobre a disciplina de TIC.

Esse documento pode ser consultado a qualquer momento a partir da seguinte página: [Informações gerais sobre TIC]

6. Para terminar, queremos deixar bem claro que a disciplina de TIC é "fácil", ou seja, o aluno não terá de ler, interpretar e interiorizar conceitos abstratos como acontece noutras disciplinas do currículo. Aqui aprende-se, essencialmente, o saber-fazer, um saber prático, razão pela qual o aluno deve "mostrar/apresentar" tudo o que vai fazendo, utilizando a peça central de toda a disciplina: o Portefólio digital individual do aluno.

Estratégias para maximizar o aproveitamento à disciplina

Analisando os dados estatísticos de aproveitamento dos últimos 10 anos, podemos dizer, com um elevado grau de certeza que as principais razões para o insucesso à disciplina de TIC são as seguintes (deves tentar fazer o oposto do que está escrito no texto a vermelho!):

1. Não trabalhar durante a aula. Só temos uma - única - aula por semana, o que quer dizer que se não aproveitarmos essa aula vamos deixar alguma PT para trás.

2. Não se lembrar que a disciplina existe fora da sala de aula. Ou seja, se não trabalharmos fora da sala de aula (em casa, no centro de recursos, etc.) vamos, eventualmente, deixar trabalhos incompletos, incluindo os pequenos, mas sempre presentes, Trabalhos Para Casa (TPC).

3. A falta de assiduidade na resolução e conclusão das tarefas propostas, incluindo os TPCs (cerca de 10% a 15% da nota final) que apesar de serem pequenas e de fácil resolução não devem ficar "esquecidos" para a semana seguinte, sob pena de acumular atraso e baixar a nota final.

4. O "esquecimento" de atualizar o Portefólio individual, alegando ter elaborado o trabalho, embora não surja qualquer evidência que o comprove. De notar que o sistema informático armazena tudo mesmo quando o aluno não clica explicitamente no botão de Guardar.

5. O facilitismo de tentar copiar o trabalho pelo colega (plágio), causando a anulação imediata do trabalho em questão.

6. O deixar para amanhã o que deve ser feito hoje, durante a aula, no Centro de Recursos ou em casa. A disciplina é demasiadamente pequena para nos darmos ao luxo de adiarmos trabalho que falta fazer.

7. Desorganização em relação aos materiais a trazer para a aula: não trazer a PEN e o caderno diário, vão, com certeza, prejudicar o bom funcionamento da disciplina e o aproveitamento do aluno. O aluno deve trazer - sempre - o material necessário para a aula. A marcação de falta de material vai, evidentemente, prejudicar o aproveitamento do aluno.

Se conseguires cumprir estes pontos, fazendo exatamente o seu oposto (!) temos a certeza de que:

Terás um aproveitamento bom ou muito bom à disciplina de TIC.

Lembra-te que a disciplina de TIC é "fácil", é prática, mas é pequena (cerca de 16 aulas) e não basta estar na aula - só - a ouvir! Temos mesmo de "praticar", ou seja, pegar no teclado e no rato e fazer o trabalho, colocando-o no Portefólio e no Classroom.

Mas não te esqueças, sem trabalho, ou seja, sem a produção das evidências, colocadas no Portefólio digital (e Classroom), não haverá, seguramente, sucesso à disciplina de TIC.