torredebabel

Torre de Babel

Volta ao Início

Torre de Babel

Gênesis 11:8-9

8 - Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.9 - Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra.

Vocabulário

Babilônia foi à capital da antiga Suméria e Acádia, na Mesopotâmia. Significa "Porta de Deus", mas os judeus afirmam que vem do Hebraico Antigo Babel ( בבל ), que significa "confusão". Essa palavra semítica é uma tradução do sumério Kadmirra.

Na cultura hebraica e no cristianismo, a Babilônia se tornou um inimigo arquétipo do "povo de Deus". Várias referências à Babilônia ocorrem na Bíblia. A cidade de Babilônia é tida, biblicamente, como símbolo de soberba e idolatria, conforme relatado pelo apóstolo João no livro do Apocalipse do Novo Testamento.

Alusão

Logo após o grande dilúvio que Deus mandou sobre a face da terra os sobreviventes viverão juntos e se multiplicaram, resolvendo fazer uma cidade para cima. Então um imperador por nome Ninrode, filho de Caxe, Cão e Noé, intentou esse projeto no seu coração. O pecado de Ninrode não foi o de construir um edifício, mas pelo fato de querer contrariar a Lei Divina, quando começou a edificar inspirou-se no zodíaco e baseado nas praticas de astrologia, com as divisões coloridas representando os astros.

De forma que o Senhor em um piscar de olho extinguiu o brinquedo insignificante de Ninrode; levando o imperado reconhecer a soberania de Deus, e posteriormente construiu cidades como a segunda Babel, Acade, Caine, Ninive, Babilônia antiga e outras.

As Cicatrizes

Com a desobediência humana, mais uma vez ficaram as cicatrizes marcando para sempre a história da nossa raça. Pois antes, todos falavam uma só língua, e agora existem diverso dialetos no mundo.

Embora tenhamos dificuldades nas diversas gramáticas, Deus quer fazer algo em beneficio de todos. Isso é: Que o ser humano reconheça a linguagem do amor.

I Epistola de João 5:20

Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Em persistência ao pecado, quantas pessoas que ainda estão fazendo uma babelzinha de desobediência; roubando, se prostituindo, idolatrando em uma religião falsa que não salva a ninguém.

O Evangelista Lucas foi enfático quando citou:

Lucas 12:20

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Temos um texto que finaliza a história de um homem abençoado grandemente, e resolveu tomar para si a gloria de Deus, pensando que a vida terrena seria eterna, esquecendo-se que a vida humana é como um sopro. Mas sendo reprovado pelo Senhor através da seguinte citação: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

“A verdadeira prosperidade, e a espiritual. O que passar disso é uma questão de bens materiais” (Robson Colaço de Lucena)

O Destruidor

Lúcifer foi o primeiro ser que desejou construir o seu trono para tomar a gloria de Deus, tendo como prejuízo a separação eterna do Senhor.

Isaias 14:13-14-15

13 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;

14 - Subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

15 - Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo.

Quantas pessoas no mundo que constroem os seus insignificantes tronos em religiões, esquecendo-se do sacrifício propiciatório de Jesus Cristo. São as que levam uma vida dissoluta se espelhando em obras filantrópicas imaginando que a salvação é recebida através de ações humanas. Em reprovação a essa doutrina, a Bíblia faz diversas citações para que os verdadeiros eleitos fujam dos engodos diabólicos que são derramados na face da terra diuturnamente.

O Nosso Senhor Jesus Cristo, outorgou um lugar na eternidade, uma vez que Ele nos ama profundamente ao ponto que o nosso entendimento não pode sondar.

João 14:1_2

1 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

3 - E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

No versículo acima encontramos a verdadeira porta (Que é Jesus), que construiu a torre de acesso quando foi crucificado, negando a si mesmo para nos fazer cidadãos do céu.

Para se construir a Torre de Babel do imperador Ninrode, certamente levaria muitos anos e não chegaria a lugar nenhum. Mas no Reino de Deus a torre foi edificada em poucas horas nos levando a uma eternidade ao lado da Santíssima Trindade.

Epilogo

Salmo 61:3

Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo.

Cantares 4:4

O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para sala de armas; no qual pendem mil broquéis, todos escudos de guerreiros valentes.

E essa torre é Jesus que foi levado no Golgota para dar vitoria a todos que reconhecem a sua condição de pecador diante de Deus, e consecutivamente deixa a pratica de delito espiritual.

Jesus te ama.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena