arrependimento

Arrependimento

Volta ao Início

Arrependimento

Lucas 15:21-22-23-24

21 - E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

22 – Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e pondo-lhe um anel na mão, e alparcar nos pés;

23 – Trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;

24 – Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido e foi achado; E começaram a alegrar-se.

Temos uma parábola que narra à realidade de muitas famílias na atualidade. Relatando o acontecimento de um filho que cansou da casa paterna; resolvendo pedir a parte da sua herdade e sair pelo mundo investindo em seus próprios negócios, gastando dissolutamente todos os seus bens com orgias, viagens, prazeres da carne, vindo a ficar na mendicância. Estando sozinho sem amigos, teve que trabalhar em uma criação de porcos, comendo também os restos de comidas que eram oferecida aqueles animais.

Então veio o “Arrependimento” em seu coração por aquele mal cometido contra os seus familiares, lembrando que na casa do seu pai os jornaleiros comiam com abundancia do que existia melhor na mesa. Foi nesse momento que ele reconheceu o seu pecado dizendo: “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e direi que pequei diante os céus e perante ele, e não sou digno de ser chamado filho dele, que me receba pelo menos com um empregado.

Assim fez, partindo para casa paterna, e no momento que o seu pai o avistou ainda longe; sujo, machucado e arrependido, correu e o abraçou. E o jovem disse: “Pai, pequei diante os céus e perante ti, me recebes com empregado teu, me recebes, pai.

Temos o quadro de um pecador “Arrependido”.

Arrependimento – Significa:

s. m.,

Ação de arrepender-se;

contrição, pesar, remorso.

Tristeza por algumas ações erradas; mudança de atitude.

I - Arrependimento no Antigo Testamento

O arrependimento é uma ação de todo homem deve tomar diante algum erro ou atitude que venha ferir moral, física ou espiritualmente a outrem, especialmente diante Deus quando for praticada alguma transgressão, voltando o seu pensamento à casa paterna, que é o céu.

No Antigo Testamento, encontramos o caso do rei Davi, como um exemplo. No momento que ele consumou um adultério com Bete Seba, esposa do soldado Urias, o qual Davi também articulou uma cilada para matá-lo, e assim sucedeu. Foi quando o Senhor o repreendeu através do profeta Natã.

O rei Davi pediu que não fosse retirado o Espírito Santo da sua vida, e que o Senhor lhe apagasse aquela transgressão.

Salmo 51.1

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade, apaga de mim as minhas transgressões segundo as multidões de tuas misericórdias.

Salmos 51:11

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

Não havia motivo para Davi pecar. Isso porque ele era um homem rico, e possuía as mais belas mulheres da época; uma vez que no Antigo Testamento os homens viviam na bigamia. Sem falar que ele tinha uma intima comunhão com o Senhor.

Podemos tirar a seguinte conclusão - “Que a felicidade não consiste em”:

· Certeza das riquezas materiais;

· Longa bagagem cultural;

· Afinidade com uma religião.

A verdadeira felicidade consiste em andar na presença de Deus.

Houve outro homem Bíblico que pagou um alto preço pele desobediência. Foi o profeta Jonas.

O Senhor o chamou para pregar o “Arrependimento” na cidade de Nínive, e ele na sua natureza pecaminosa tentou desobedecer ao chamado Divino. Como conseqüência pela atitude mesquinha, o Senhor mandou uma tempestade que fez a embarcação ir a pique, e por fim Jonas foi lançado ao mar e tragado pelo um grande peixe, no qual em meio ao “Arrependimento”, o profeta clamou no ventre do peixe e Deus ouvindo as suplicas deu vitoria ao mensageiro obstinado, que posteriormente foi à grande cidade de Nínive a anunciou o que estava determinado.

Jonas 2:1-2

01 – E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe.

02 – E disse: Na minha angustia clamei ao Senhor e Ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e Tu ouvistes a minha voz.

Como o profeta Jonas, existe muitos aqui na terra, que recebem um chamado de Deus, e por indisciplina terminam no seio da sepultura seguindo a juízo, sendo tarde demais.

Consta-se um fato interessante de um mendigo que passou toda sua vida pedindo em cima de uma pedra que ficava a porta de uma cidade. Vindo o progresso e crescimento da mesma, tiveram que remover a pesada rocha para cortar a nova avenida, der forma que o mendigo foi retirado daquele local.

Grande foi à dor e “Arrependimento” do pobre pedinte ao saber que um grande tesouro estava debaixo daquela pedra, que ao ser removido foi encontrado, e o mendigo não consegui desfrutar de nada, mesmo passando toda vida sentado em cima de uma grande riqueza.

Assim acontece com os homens naturais que não entendem a riqueza da Bíblia e os grandes conhecimentos que a mesma oferece. Mas quando partem do mundo presente se deparam com a tristeza eterna, porque tiveram toda a oportunidade de servir ao Senhor Jesus, e não deram credito.

II - Arrependimento no Novo Testamento

Quando Jesus estava prestes a começar o seu Ministério, o seu primo João Batista, anunciava aos povos o “Arrependimento”.

Mateus 3:1-2

01 - E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia.

02 – E dizendo: Arrependei- vos, porque é chegado o Reino dos Céus.

Estava sendo implantado o Reino da Salvação aos que verdadeiramente se “Arrependesse”.

Em certa oportunidade, Jesus Cristo contou a parábola do publicano e o fariseu.

Lucas 18:13

O publicano, porém estava em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia o peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador.

No Evangelho segundo Lucas, capitulo 18; versículo 10 ao 14, encontramos a história de dois homens que foram ao templo orar; o primeiro que era fariseu passou todo o tempo contando o quanto era bom, e acusava o segundo homem que fazia parte do grupo de publicano.

Então, o segundo homem reconhecendo que todos são pecadores diante do Senhor, mostrou as suas falhas e pediu misericórdia por sua vida, e mostrou o quanto precisa do Senhor.

A Bíblia mostra que todos os homens são falhos diante a Santidade de Deus.

Romanos 3:23

Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus.

A Palavra de Deus mostra que também existe uma saída para o que buscam a Jesus Cristo, e pedem o seu perdão.

Romanos 3:24

Sendo Justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todos os que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Em diversos relatos Bíblicos, encontramos muitos homens de Deus, que erraram, e se “Arrependeram”, conseguindo uma reconciliação eterna. Vejamos alguns casos.

a) O apostolo Pedro – Negou a Jesus no momento de muita dificuldade quando o Senhor estava prestes a ser crucificado.

Negou a Jesus. Mas se arrependeu chorando amargamente.

Lucas 22:62 – E saindo Pedro, chorou amargamente...

Pôr sua vez no dia da descida do ESPÍRTO SANTO para inauguração de igreja, Pedro fez um grande diálogo aos Judeus que haviam matado a JESUS, dizendo:

Atos 2:38 – Arrependei-vos cada um de vós, seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Quando se fala de “Arrependimento”, de imediato todos dizem: Eu me arrependo, e tenho a Jesus, pois a minha religião é a maior e tem mais gente. E o melhor sempre tem mais gente.

É verdade, o melhor tem mais gente:

· A balada tem mais gente;

· O campo de futebol tem mais gente;

· A religião tradicional tem mais gente;

· O cemitério também tem mais gente;

· O inferno com certeza tem mais gente.

Pôr sua vez Jesus no livro de Lucas

Lucas 12:31-32

31 – Disse Jesus: Buscai antes o Reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas.

32 – Não temas, ó meu pequeno rebanho, porque o vosso Pai vos agradou dar-vos o Reino.

O Reino de Deus é composto de qualidade, e nunca de quantidade.

Deus não está interessado na maior religião, no tamanho do pecado. Mas, sim, no arrependimento. Desta forma arrependei-vos para que sejais salvo.

Presbítero – Robson Colaço de Lucena

Webmaster – Alisson Alves de Lucena

Webmaster - Alicer Alves de Lucena

missaoamerica@gmail.com