inferno

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

"Lugar de Sofrimento"Lucas 16:22-23

22 – E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

23 – E no hades, ergueu os olhos, estando em tormento, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

Segundo a Bíblia, o inferno (hades) é lugar ou situação pessoal em que se encontram os que morreram em estado de pecado, expressão simbólica de reprovação divina e privação definitiva da comunhão com Deus.

Na passagem que lemos em Lucas capitulo 16, conta a história de um homem rico e um pobre. Sendo que o pobre morreu e foi para Deus, não pelo o seu estado material de poucas posses, mais por andar em integridade diante do Senhor. Quanto o rico, morreu e foi para o inferno, não foi pela sua riqueza, e sim por ter o coração preso a ela. A Bíblia cita que a onde estiver à riqueza do homem, ali estará o seu coração; se for às coisas de Deus, com certeza o seu coração será divino. Porém se estiver ligado ao mundo, notoriamente terá uma conotação material.

Infelizmente ainda existem pessoas que pensam que a morte espiritual (Que é a separação do Senhor), é uma lenda, vivendo sem nenhuma restrição e fazendo tudo que o pecado oferece. Mas o escritor aos Hebreus foi enfático quando citou:

Hebreus 9:27

E, como ao homem está ordenado morrer uma só vez vindo depois disso o juízo.

Juízo é: Ato de julgar; julgamento.

Mostrando-nos que após a morte do homem não como reverter à situação pecaminosa para que partisse sem Jesus Cristo. Derrubando uma antiga e enganosa tese que cita o purgatório e a reencarnação, sendo que não encontramos sequer um versículo que testifique esse assunto.

É suficiente para um pouco e analisar que Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar, dando ênfase total ao Senhor, e não a sacrifício humano. Ora se existisse purgatório ou reencarnação, não seria necessário Jesus ter sido sacrificado em nosso favor.

No livro de Provérbio 15:24, está escrito: Para o entendido, o caminho do céu fica para cima, para se desviar do inferno que fica para baixo.

Podemos entender que só há dois caminhos; um é para o céu através de Jesus, e o outro para o inferno, como conseqüência dos nossos pecados. Acrescento que o homem vai para o céu se quiser. Porém pode ir para o abismo, mesmo sem querer.

Mas enquanto temos vida, existe esperança, basta querer entrar na presença de Deus e andar em novidade de vida, de forma que tenhamos frutos de arrependimento nesse mundo para que uma vida espiritual possa fluir a cada manhã.

Em certa feita o Senhor deu seria advertência para todos, no Evangelho Segundo Mateus.

Mateus 7:13-14

13 - Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela;

14 - Porque estreita é a porta, e apertado é o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem.

Quando Jesus fez menção de uma porta estreita, e um caminho apertado, Ele se referia no quando é difícil deixar as facilidades do mundo e seguir negando a nós Mesmo para fazer a vontade de Deus. Sabendo que a nossa caminhada no tempo presente é cheia de dificuldades, mas Jesus está presente em todos os momentos para nos dar livramentos e a certeza de chegamos diante da gloria celestial.

Dessa forma entendemos que o inferno fica no final de uma vida sem Deus.

Jesus te ama.