parákletos

Parákletos

Volta ao início

Advogado

I – João 2:1

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Advogado – Significa [Do grego. Parákletos, pelo latim tard. Paracletu.]

Substantivo masculino.

1. Designativo aplicado a Cristo e esp. ao Espírito Santo.

2. Defensor, protetor, mentor.

Geralmente quando procuramos um advogado para defender as nossas causas temos que pagar honorário pelo serviço prestado desse profissional.

Entretanto quando pedimos para Jesus nos defender diante de Deus, em relação aos nossos delitos, o assunto é diferente. Isso porque o Senhor pagou todas as nossas culpas, e o mais interessante é que Ele nunca perdeu uma causa, sendo que todos aqueles que buscaram a sua ajuda foram felizes nesse mundo e na eternidade.

A Bíblia faz forte menção do assunto quando lemos em Atos dos Apóstolos, que mostra o poder e autoridade que Cristo tem sobre todo o universo visível e invisível.

Atos 4:2 – Em nenhum outra há salvação, porque também debaixo do céu nenhum nome há dado, entre os homens pelo qual devamos ser salvo.

Deus nunca deixou o homem sem uma saída nas suas dificuldades, podemos ver que desde o principio Ele tem se manifestado para que a coroa da sua criação (o homem), fosse acompanhado.

No Antigo Testamento encontramos o Senhor falando aos profetas em um processo chamado teofania; evento que aconteceu até a vinda de Jesus. Mas com o a chegada do messias (Jesus Cristo), encontramos o que podemos classificar como Cristologia, em que Cristo se manifestou entre os homens, cumpriu a sua missão terrena e ascendeu para gloria de Deus.

Na partida de Jesus do seu ministério na humanidade, Ele nos entregou um intercessor para os dias atuais, que é conhecido como o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

João 15:26

Disse Jesus: Mas, quando vier o Consolador que da parte do Pai hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele testificará de mim.

João 16:7

Disse Jesus: Todavia digo-vos, convém que Eu vá; porque se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se Eu for, enviar-vos-lo-ei.

O Espírito Santo age doçura, aponto de interceder por nossa vida até nos momentos que não temos palavras para com externar a nossa dor.

Romanos 8:26

E, da mesma maneira também o Espírito Santo ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Dessa forma entendemos que Deus é tão maravilhoso que dentro da sua imanência, nos outorgou o Espírito Santo aqui na terra para nos orientar, consolar, interceder, amar. E temos no céu diante do Seu Trono a sua Segunda Pessoa que é Jesus Cristo, que nos advoga com bondade, sem acepção de pessoa. Conquanto que o desejo do Senhor é que todos os homens se voltem para o arrependimento pelo pecado e mudança para uma vida nova.

Notoriamente todos nós somos falhos e inclinados à natureza carnal, mas devemos entender a soberania de Jesus, que é capaz de remir os nossos delitos.

I João 1:7

Mas, se andarmos na luz, como na luz Ele está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo Filho de Deus, nos purifica de todo o pecado.

Mais uma prova que o Senhor se preocupa conosco, como também está escrito no Evangelho Segundo João.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Esse foi o maior presente entregue à humanidade desde o começo da criação. De forma que é eterno. Porém à maior indiferença classifico que é de alguém nos presentear com mui amor, e não chegarmos a abrir a embalagem, deixando-o no esquecimento. Mas ainda é tempo de abrirmos o presente de Deus (Que é Jesus), e termos uma relação pessoal, a qual trará grande alegria no mundo presente, e por fim salvação.

Jesus te ama

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena