imutabilidadededeus

Imutabilidade de Deus

Volta ao Início

Imutabilidade de Deus

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Malaquias 3:6

Porque Eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ò filhos de Jacó, não sois consumidos.

Deus possui atributos absolutos e atributos morais.

Nos atributos absolutos (Que não depende de outrem ou de uma coisa; independente), os mais conhecidos são:

· Auto existência

· Imutabilidade

· Eternidade

· Onipresença

· Onisciência

· Onipotência

· Transcendência

· Soberania

Nos atributos morais (1.Filos. Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada), estão:

· Amor

· Santidade

· Retidão

· Justiça

· Verdade

· Fidelidade

Neste pequeno estudo iremos enfatizar apenas o atributo absoluto da imutabilidade, o que é diferente dos serem humanos que estão sempre mudando a cada dia. E como conseqüência desse comportamento inconstante somos inclinados a pensar que Deus age como a pobre a fraca raça humana.

No versículo do Livro de Malaquias 3:6, o Senhor advertia aos filhos de Jacó para que eles fossem compromissados e não mudassem o amor que havia assumido. Por vez essa advertência é extensiva aos dias atuais, já que a Bíblia tem validação no ontem, hoje e na eternidade.

Encontramos no Antigo Testamento uma passagem explicita sobre a imutabilidade de Deus.

Números 23:19

Deus não é o homem, para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura diria Ele, e não fria? Ou não falaria, e não confirmaria?

Temos uma demonstração de que o homem na sua fraqueza mente a todo instante, e sempre se arrepende das decisões, que sejam boas ou não. Mas Deus na sua perfeição nunca mentiu e jamais se arrependeu de ter abençoado o ser humano, até nos momentos em que vacilamos, Ele está de braços abertos para nos restaurar em uma nova vida.

Está escrito na Epistola Universal de Tiago uma passagem de fácil entendimento que declara a imutabilidade de Deus.

Tiago 1:17

Toda boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes em que não há mudança e nem sobra de variação.

Notoriamente o Pai da luz é o próprio Deus, que jamais deixou de iluminar aqueles que o busca em espírito e verdade, tendo compaixão das pobres almas que estão em trevas, de maneira que as busca incansavelmente.

A constituição brasileira quando foi reformulada, tendo como relator o Ulisses Guimarães, apresentava 72.000 emendas que beneficiava muitas pessoas de índole má. E diariamente estão sendo colocadas novas emendas que muitas vezes ferem o código de hora da nossa nação.

Porém quando nos referimos a Constituição de Deus (a Bíblia), desde o dia que passou as nossas mãos, nunca sofreu modificação. Motivo pelo qual Deus é imutável.

No Livro de Provérbio e Apocalipse tem uma forte menção para quem tentar adulterar a Sagrada Escritura.

Provérbios 30:6

Nada acrescentes as suas Palavras pra que não seja achado mentiroso.

Apocalipse

22:18-19

18 – Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as Palavras de profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste Livro.

19 – E, se alguém tirar qualquer palavra do Livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste Livro.

Entre os livros de sabedoria que existem no mundo estão os escritos por Túcides; Tácito; Heliodoto; César e os Livros Hindus – Blagava dgitá; Alcorão e Vedas. Mas neles estão diversas contradições, mudança de sistema, inconsistência e variação de pensamento.

A Bíblia por sua vez é completa, porque nela encontramos a inspiração e pensamento do Deus Único que não muda. O homem pode querer ocultar os seus erros tentando encontrar imperfeição no senhor, a prova disso foi relatada pelo Apostolo Paulo quando escrevia aos Romanos.

Romanos 1:25

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Deus nunca mudou. Mas o homem muda de pensamento, tese, teoria a todo tempo.

Jesus nunca deixou de te amar.