sentidos

Sentidos

Volta ao início

Sentidos

Por: Robson Colaço de Lucena

Judas 1:18-19

18 - Os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências.

19 - Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito.

Os Evangelhos foram escritos para toda a Igreja. Mas especialmente para os que não são evangélicos. Quanto a epistolas, tem a sua aplicação na humanidade. Em especial para os evangélicos.

Na epistola de Judas que é a última do Novo Testamento, nos traz um grande ensinamento de aperfeiçoamento. Entretanto quero aproveitar uma palavra, que é SENSUAL: Significa – Adj. m. e f. relativo aos sentidos / que indica sensualidade / lascivo, lúbrico, voluptuoso.

Teologicamente – Significa * Dado aos prazeres do sentido.

No nosso pequeno estudo, iremos abordar o sensualismo com a sua ligação ao sexo. Sabendo que o sexo é um dom de Deus em favor dos homens, conforme várias citações Bíblicas.

Lembrando também que temos cinco sentidos no nosso corpo. Sendo que os mesmos quando mal utilizado, eles trazem grandes prejuízos para nossa vida secular e a espiritual.

SENTIDOS:

Ø Visão

Ø Audição

Ø Tato

Ø Olfato

Ø Paladar

Estudando-os ligado a sensualidade:

Ø VISÃO * É a capacidade do ser humano enxergar as luzes, formas, cores etc. conhecida como a janela da alma, porque através dela o homem pode se beneficiar, bem como se amaldiçoar. - Provérbios 6:25 Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares.

Ø AUDIÇÃO * É a capacidade que o ser humano tem para ouvir os sons, vibrações etc. Também um canal benéfico para os que sabem aproveitar. Entretanto torna-se ruim, quando se deixa de ouvir as coisas boas para se ficar preso em assuntos e temas imorais que não edificam em nada. II Timóteo 4:3-4 * 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,

4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

Mostra que muitos cairão porque deixarão de ouvir a Palavra de Deus para dar credito ao que não agrada a Jesus Cristo.

Ø TATO * É a capacidade que os homens têm de sentir, pegar, apalpar, acariciar através das mãos. Sendo muito bom para a vida dos serem humanos. Conquanto que pode se tornar uma terrível arma contra a justiça quando não utilizado da maneira correta. No caso de alguém acariciar uma pessoa fora do casamento ou quando tocamos em algo impuro. II Corintios 6:17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei.

Ø OLFATO - É a condição do homem sentir o cheiro de cada tipo de matéria. Parece brincadeira, mas também é uma entrada de pecado. Conquanto que já existe uma boa quantidade de perfumes no comércio, que tem o poder de despertar o erotismo no sexo oposto. Assim o crente salvo, sempre que for adquirir qualquer tipo de perfume, especialmente os de fabricação francesa, devem consultar o Espírito Santo para saber de deve ou não comprar. Salientando que não é pecado usar perfume, mas devemos saber se o mesmo tem ação sensual. II – Corintios 2:15 * Porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

16 Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outro cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?

Notoriamente devemos ser as pessoas mais perfumadas do mundo. Tanto na igreja como no exterior do templo, para que ninguém venha a tropeçar por nossa causa.

Ø PALADAR – É uma condição que todos temos de sentir o gosto dos alimentos. Caso não tenhamos cuidados, nos tornamos glutões (gulosos), vindo a cometer pecado. Advertindo que existem alimentações que podem desencadear os desejos sexuais. Como no caso do coquetel de guaraná, amendoim, catuaba, castanha do Pára, açaí e demais comidas afrodisíacas, que excedem o poder sexual/sensual. – LUCAS 21:34 * Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.

Obs – A relação de alimentos citados acima não há pecado em comê-las; Conquanto que as mesmas forem usadas como o desejo desencadeado de exceder-se sexualmente, torna-se uma afronta ao nosso corpo e a vontade Divina.

Devemos ter o máximo de cuidado para que Deus não fique triste com as nossas ações e dessa forma venhamos a perder a nossa paz e eternidade.

Jesus te ama.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

missaoamerica@gmail.com