testedodevedor

Teste avalia futuro devedor

Quanto menos o consumidor precisa, maior a oferta das instituições financeiras

Conseguir crédito pode ser uma tarefa fácil, mas obter crédito sem pagar juros exorbitantes só é viável para aqueles que têm uma certa estabilidade financeira. A possibilidade de empréstimos com condições razoáveis é praticamente impossível para os que estão endividados ou que não possuem bens a serem dados como garantia. Quanto menos o consumidor precisa, maior será a oferta das instituições financeiras.

Vale ressaltar que todo empréstimo e financiamento de bens de consumo são concedidos na proporção direta à renda do tomador no limite de um terço da renda para cada parcela mensal. Além disso, em alguns casos, o patrimônio também é considerado na avaliação.

- A principal pergunta a ser feita na hora de pegar crédito deve ser qual será a taxa de juros. Os brasileiros têm o costume de tomar empréstimo sem ao menos mencionar qual será a taxa - afirma Glória Pereira, da Sinergia Consultoria de Riqueza.

Existem financiamentos, como o da casa própria, em que são adotados critérios específicos, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a garantia de depósito em poupança, valendo os critérios de renda e bens. Outras duas formas de tomar empréstimo são através da penhora de bens, como jóias e obras de arte, e da hipoteca de bens imóveis.

O teste ajuda o consumidor a descobrir como será a avaliação dos credores na hora de conceder empréstimo.