oqueéumptf

Personal trainer em finanças: algumas considerações

Um personal trainer em finanças é um profissional de finanças pessoais que executa ações individuais. As suas aptidões incluem o conhecimento da economia doméstica, do mercado bancário e acionário. Outras habilidades como planilhas eletrônicas e pesquisa econômica aplicada também podem ser necessários. O público alvo é toda a população desde os mais jovens (seis anos em diante) até os mais velhos que estão dependendo de sua aposentadoria.

A ênfase no treinamento pessoal deve vir da compreensão do personal trainer de que suas sugestões serão sempre as melhores para os seus clientes totalmente isentas de qualquer vínculo com instituições bancárias. Um personal trainer não deve impor nenhuma atividade financeira ao cliente e sim sempre apresentar para ele as mais variadas opções de um investimento levando-se em consideração: a rentabilidade, a segurança e a liquidez.

Alguns indivíduos podem necessitar somente uma consulta para sua iniciação adequada no mercado financeiro, na medida em que eles já tem conhecimento de finanças pessoais e podem de maneira adequada desenvolver um aprofundamento na matéria de forma autônoma.

Outros cidadãos preferem trabalhar com um personal trainer por diversos meses para começar a criar hábitos adequados de orçamento equilibrado para obter resultados reais. E ainda outros podem querer trabalhar indefinidamente com um personal trainer porque sentem que conseguirão ter resultados melhores.

Idealmente um personal trainer deve capacitar os clientes a sair de uma situação deficitária buscando as suas soluções e também monitorar as suas próprias carteiras de investimentos.

Sessão típica de um personal trainer

Para a segurança do cliente que procura sessões pessoais, é importante ter uma compreensão básica das práticas seguras e eficazes.

1º passo

Todo o instrutor pessoal deve primeiramente conhecer a situação financeira do seu cliente fazendo um levantamento de sua situação patrimonial, procurando saber do quanto ele dispõe financeiramente e quais são as suas dívidas.

Pode ser utilizado um "demonstrativo patrimonial", ou seja o que ele possui (ativos) e o que ele deve para os outros (passivo) em termos de dívidas, de acordo com a Tabela 1.

Tabela 1

Demonstrativo Patrimonial

FONTE: Cartilha da CVM

2º Passo

Em segundo lugar um personal trainer deve conhecer a receita e despesas mensais do cliente ou da família através de um orçamento doméstico. Deve-se listar as receitas e as despesas de um determinado mês, como mostra a Tabela 2. Também pode ser necessário anotar aquilo que ele e os demais membros da família ganham (renda familiar) e, depois, as despesas mensais.

Tabela 2

Orçamento doméstico

FONTE: Cartilha da CVM

3º Passo

Caso tiver um saldo negativo, ajude-o a reavaliar alguns gastos supérfluos (viagens, restaurantes, bares, presentes) e também os gastos variáveis (telefone, combustível, comida, luz). É importante implementar urgentemente um corte nessas despesas para que a situação de seu orçamento doméstico volte a se equilibrar. Certamente o cliente ao observar onde está gastando seu dinheiro, ficará surpreso ao perceber como aqueles pequenos gastos diários podem se acumular no decorrer de um mês. Havendo saldo positivo encaminhe uma sugestão de poupança mensal, ajudando-o a organizar uma carteira de investimentos bem diversificada: poupança, dólar, renda fixa, ações. Nesse caso é importante seguir a rotina básica de conhecer primeiramente o perfil do cliente (conservador, moderado e arrojado) e depois ajudar a entender melhor o mercado acionário através do site virtual da Folha de São Paulo.[1]

[1] O "Folhainvest em Ação" é uma boa oportunidade para quem quer testar suas habilidades de investidor ou conhecer o mercado de ações. Além disso, o "Folhainvest em Ação" é um concurso promovido pela Folha de S.Paulo com o apoio técnico da Bolsa de Valores de São Paulo. O simulado segue com as inscrições abertas para os interessados, que podem concorrer aos prêmios mensais e ao destinado ao vencedor da disputa anual. A quem tiver interesse em participar, basta acessar o site http://emacao.folha.uol.com.br e fazer a inscrição de forma gratuita. O novo participante do simulado recebe um capital fictício de R$ 100 mil, além de 15 ações entre as ações mais negociadas na Bolsa paulista.