gabaritododevedor

Gabarito do teste do devedor

Cada letra escolhida das questões vale uma determinada pontuação:

Questão A B C D

1. - - - -

2. 2 1 0 -

3. 2 0 - -

4. 2 1 0 -

5. 1 0 - -

6. 0 1 - -

7. 3 1 0 -

8. 1 0 --

9. 0 1 - -

10. 1 0 - -

11. 3 0 - -

12. 1 0 - -

13. 2 0 - -

RESULTADOS

Veja a seguir como será recebido pelo mercado na qualidade de tomador de empréstimo.

De 15 a 20 pontos.

Seu perfil é aceito no mercado como excelente tomador de dinheiro. Todos os canais de financiamento e empréstimo pessoal estão abertos para você. Mas vale lembrar que o limite de crédito está sempre vinculado à renda ou patrimônio. Ao analisar as alternativas, faça a pergunta: qual é a taxa de juros mensal? Você vai encontrar variações de menos de 1% a 20% (ou mais). Lembre-se de que você está em confortável posição de escolha.

De nove a 14 pontos.

O seu crédito na praça pode estar reduzido a financiamentos com a garantia da alienação do bem à financeira, como por exemplo, carros, motos, etc. E, para casos de empréstimos pessoais, muito provavelmente, somente as financeiras ditas populares lhe concederão algum empréstimo. Estas financeiras, entretanto, cobram taxas muito mais elevadas que as praticadas no mercado, para cobrir o risco financeiro de inadimplência. Ao analisar as alternativas, faça a pergunta: qual é a taxa de juros mensal? Você vai encontrar variações de 4% a 50% ao mês. Cuidado ao fazer sua escolha. É bom lembrar que, em muitos casos, são exatamente as altas taxas por longo prazo que tornam o tomador mais um nome nas listas das instituições de proteção ao crédito.

De cinco a oito pontos.

Neste caso, fica difícil você conseguir um financiamento e muito mais difícil, um empréstimo pessoal. Em geral, com esta pontuação, precisará ter sua renda comprovada em carteira, e o máximo que poderá financiar é eletrodoméstico. Lembre-se de que sempre há financeiras para todos os tipos de tomadores. Mas é importante calcular juros e prazos para esse tipo de financiamento. Tome cuidado, as taxas serão as mais altas do mercado. Nestes casos é mais vantajoso e seguro que você guarde o dinheiro pelo período proposto para financiamento e compre à vista, ou financie apenas uma pequena parte pelo menor prazo possível.

De zero a quatro pontos.

Se encontrar alguma financeira que lhe ofereça crédito, desconfie! Informe-se sobre as taxas de juros. Você precisa encontrar outras alternativas para "fazer dinheiro" antes de tomar empréstimos no mercado. Quem sabe realizando um serviço ou comercializando algum bem de sua propriedade?

Observação:

Este teste é exclusivamente para pessoas físicas, não se aplicando a empresas ou pessoas jurídicas.

Fonte: Glória Maria Garcia Pereira, consultora de riqueza para famílias, empresas e pessoas, palestrante e autora do livro A energia do dinheiro - estratégias para reestruturar sua vida financeira (Editora Gente)

Rodrigo Ribeiro

Jornal do Commercio - RJ

Disponível em: http://financenter.terra.com.br/Index.cfm/Fuseaction/Secao/Id_Secao/1619

Acesso em: 02.05.05