avaliaçõesdeobrasdearte

Avaliações de obras de arte estrangeiras

Para avaliações de obras de arte existem alguns passos que deveriam ser seguidos pelos interessados, pois algumas galerias de arte não cobram taxas, bastando uma inscrição do usuário.

O primeiro passo é pesquisar no Dicionário Benezit para ver se o artista da obra está cadastrado. Existe uma publicação de 1948 na Biblioteca da PUCRS, sob o número R750.3 B465d O1991236:

BENEZIT, E. Dictionnaire critique et documentaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs de tous les temps et de tous les pays par un groupe d'écrivains spécialistes français et étrangers. Nouvelle édition entièrement refondue, revue et corrigée sous la direction des heritiers de E. Benezit. Paris: Librairie Gründ, 1948, p.621.

Esse dicionário contém entradas para todas as categorias de artistas no mundo inteiro, do ano 50 antes de Cristo até data de publicação (1948). As entradas fornecem dados biográficos, as assinaturas de alguns artistas e as principais obras e prêmios obtidos. Algumas entradas contêm os preços de venda das obras. A edição de 1976 do 10º volume é tida como a referência bibliográfica mais conceituada internacionalmente. Benezit é indispensável tanto aos amadores como aos profissionais de arte. O livro tem aproximadamente 7,8 mil páginas em dez volumes. Sua capa é de pano azul-cinzento.

Caso estiver no dícionário tudo se torna mais fácil, pois a solicitação de avaliação pode ser encaminhada por e-mail para a galeria Christies de Nova Yorque! Faça toda a descrição da obra no endereço:www.christies.com/, e clique em Auction Estimates no link a direita. Depois de se cadastrar a galeria pede de três a quatro semanas para enviar uma avaliação.