Módulo 2 - Análise / Modelos do Cinema Animação - COMPLEMENTO (em relação ao livro)
Módulo 2 - Análise / Modelos do Cinema Animação - COMPLEMENTO (em relação ao livro)
contribuição acrescida: Louryn Grigolon, Mariana Alves
A
B
00:25:39 -00: 27:09 - Félicie, uma rapariga de 12 anos, começa, sem confiança, a aprender ballet numa escola clássica, onde as bailarinas aprendem, com um professor rígido, movimentos estereotipados.
00:54:13 - 00:54:43 - Mais tarde, com outra professora, Félicie aprende, mais confiante, a dançar com paixão, sentindo a música e expressando-a.
Um aluno aparentemente deprimido, o que se reflecte numa postura passiva na sala de aula, muda para outro estado de espírito.
C
0:29:29 - 0:34:02 - Lightning McQueen, um carro de corrida agora veterano, vê-se obrigado a aderir a um treino moderno depois de perder a final do Grande Prémio Mundial. Durante o treino manifesta desmotivação para as tarefas de preparação, procurando, com maus resultados, atalhar para a atividade de simulador.
1:10:00 - 1:13:48 - Em contraste, mais tarde, num treino que envolve experiência de corrida no mundo real, Lightning McQueen manifesta motivação e entusiasmo.
Num mundo totalmente industrializado, uma turma de alunos que, numerados na testa, com fecho éclair corrido como boca e comportamentos mecânicos, copiam o texto que um professor escreve no quadro, recebem a avaliação de uma tarefa estandardizada, desenham um desenho estereotipado e jogam futebol roboticamente. Até se revoltarem destrutivamente.
00:01:08 - 00:18:42 - Numa família de sapateiros, um rapaz, que é encaminhado para a aprendizagem do mesmo ofício, luta para ser um músico como um bisavô banido.
D
E
Uma criança, de um planeta onde todos se comportam de forma estereotipada, tem comportamentos divergentes.
F
G
00:36:44 - 00:42:10 - Pinóquio, um menino de madeira, desenvolve entusiasmo em ir para a escola, para agradar a Gepeto, o carpinteiro que o criou. À porta da escola, Pinóquio pergunta ao grilo Sebastian o que se aprende lá. A resposta é a de que se aprende a ler e a escrever e também a tabuada de multiplicação. Face a um exemplo do grilo, de multiplicação de 4 carros por 27 maçãs em cada, Pinóquio exclama: “Não quero saber o que diz a tabela. Não tenho maçãs e recuso-me a mentir!”. Sebastian tenta explicar, mas desajeitadamente, a operação de mutiplicação e Pinóquio exclama: “Estou confuso. Acho que não gosto mais da escola.”. Na sequência é interceptado pelo Conde Volpe, um empresário circense que o seduz, com promessas de viagens, brincadeiras e guloseimas, a assinar um contrato de trabalho.
H
00:11:53 - 00:18:15 - Cada pinguim-imperador atrai uma parceira cantando uma "canção do coração" que é única. Ora o pequeno pinguim Mumble não consegue o desempenho expectável nas aulas de canto, sendo assim levado a aprender com uma professora especial - a Sra. Astrakhan. Incitado por ela a ser espontâneo e a expressar os seus sentimentos, Mumble opta antes pela dança, para frustração da professora e dos pais.
I
J
Uma estudante de secundário relata criticamente o que recorda dos seus anos de escola, pautados por desmotivação e aprendizagens inconsequentes.
K
00:53:37 - 00:58:46 - Po, um panda comilão, aprende kung fu com o mestre Shifu, que lhe promete que ele pode comer quando completar o treino. Completado o árduo treino e tendo o panda dominado o kung fu, o mestre oferece-lhe um dumpling, mas Po recusa dizendo não ter fome.
L
00:5:14 - 00:6:12 - Numa escola para jovens feiticeiras, para uma tarefa de reparar mágicamente um objecto, a Akko limita-se a utilizar o feitiço que a professora tinha ensinado em aula enquanto a Lotte utiliza um feitiço próprio.
M
O cérebro de um aluno desmotivado para um exame, salta para fora do crânio e, colocando neste um conjunto de livros, pula pela janela da sala de aula para ir brincar no recreio. O aluno, que passa a responder automática e correctamente a questões de resposta múltipla, aparenta um esgotamento face a uma questão aberta sobre “qual o sentido da vida”. Voltando à sala, o cérebro lê a questão e resolve o problema…
Numa “Universidade para Monstros”, os estudantes Sulley e Mike, dois monstros que estão a aprender a ser “assustadores”, apresentam no início atitudes e estratégias muito diferentes. O Sulley assume que não precisa de estudar ou de se esforçar muito, confiando no seu talento natural em assustar (como o seu rugido intimidante). O Mike, apaixonado pela aprendizagem e esforçado no estudo, faz anotações detalhadas e está sempre a tentar aperfeiçoar-se, apesar de não ser naturalmente assustador. Com o tempo, apercebendo-se das suas limitações, os dois monstros aprendem a colaborar para ter melhores resultados.
00:34:49 - 00:41:07 - Na sua aprendizagem de treino militar, a jovem Mulan, juntamente com os restantes recrutas, transita de uma resolução “cega” de problemas para uma resolução “criativa”.
N
O
Um grupo de alunos com reduzida motivação e uma aprendizagem passiva, encontra uma maneira de criar um mundo sem escolas. Deparando-se com as consequências negativas do acto, acabam por mudar de ideias e reverter a situação, ganhando motivação para a escola.
P
Um menino vampiro, que quer ir à escola, visita-a de noite, quando aquela está fechada. Nas suas visitas o pequeno vampiro vai fazendo, no caderno de outro menino, os trabalhos escolares que este, desinteressado, evita.
A aprendizagem, por descoberta, de um faminto pequeno pássaro maçarico.
Q
R
S
Uma companhia de artistas treina e organiza um espectáculo musical.
Em duas cenas contrastantes um dos artistas, Johnny, tenta sem sucesso aprender a dançar numa aula de “dança rígida” (00:44:22 - 00:46:00) e, depois, numa sessão de aprendizagem de “dança expressiva” (00:58:00 - 00:59:35).
00:02:34 – 00:09:44 - Miles Morales é um estudante de secundário inteligente, mas sem motivação para os estudos.
Na medida em que os curtos filmes de animação desta série apresentam ou incorporam estruturas fractais (em que as partes reproduzem o todo, de forma recorrente e iterativa) eles podem ser interpretáveis como simbólicos de um processo de aprofundamento sucessivo, que tem eco numa abordagem de profundidade à aprendizagem ou ao conhecimento.
T
Um jovem escritor entra numa biblioteca onde os livros ganham vida.
Com a ajuda de um professor especial, perseverança, paixão e envolvimento, um rapaz aprende olaria
The Simpsons, Matt Groening, 1989 – presente
S02.E1 - Bart gets an “F”, David Silverman, 1990 - Peripécias do falhanço escolar de Bart Simpson, devido ao seu evitamento do estudo.
S02.E19 - Lisa’s substitute, Rich Moore, 1991 - Peripécias do envolvimento escolar de Lisa Simpson, devido a um professor inspirador.
U
V
W
X
Y
Z