Módulo 1 - Análise / Modelos das Artes Visuais
Módulo 1 - Análise / Modelos das Artes Visuais
A
obra de arte conceptual, composta pelo texto do título, em letras douradas cintilantes (interpretável como simbólico do aprofundamento do conhecimento).
Numa aula de ensino básico, várias alunas exibem comportamentos aparentemente expressivos de concentração na tarefa.
Numa aula de ensino básico, vários alunos e várias alunas exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: concentração na tarefa, aborrecimento e distracção.
Uma rapariga de pé, com um livro ou caderno em uma mão e outra segurando de forma tensa as costas de uma cadeira, olha dois livros, possivelmente manuais escolares, sobre uma mesa. A expressão facial e a postura corporal tensas sugerem desmotivação e resistência em relação à aprendizagem.
Representação de um conjunto de linhas irregulares que sugere um túnel (interpretável como simbólico do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
Escultura de uma jovem que lê concentrada numa cadeira, onde se senta ao contrário com um dos peitos desnudos - interpretável como expressiva do envolvimento, na aprendizagem, de uma perspectiva pessoal divergente (ao «contrário») e que deriva na revelação de algo escondido.
Escultura de uma jovem a ler, que quando contornada quase não se vê de frente ou de costas - interpretável como o desvanecimento de uma aprendizagem resultante de uma abordagem de superfície à aprendizagem.
Num grupo de três raparigas, adolescentes ou jovens adultas, uma lê, talvez em voz alta, outra parece envolvida na audição e outra absorta.
Debruçada sobre uma mesa, com as mãos sob um livro, uma rapariga parece “olhar para o infinito”, talvez pensando ou imaginando o que acabou de ler ou distraindo-se da leitura.
Escultura de um jovem adulto que, sentado nas costas de um banco de jardim, utiliza concentrado um computador portátil. A elevação da figura em relação ao assento é interpretável como simbólica do envolvimento de uma perspectiva pessoal mais ampla (de «cima») na aprendizagem.
Numa aula de anatomia vários alunos - uns mais envolvidos e outros mais distanciados, face a um cadáver com um braço dissecado (interpretavel como simbólico de conhecimento aprofundado).
Duas meninas aparentam um comportamento de profundo envolvimento numa tarefa de escrita. Sobre um livro, uma boneca deitada, interpretável como símbolo das brincadeiras deixadas de lado.
Na sala de aula, um adolescente aparenta um comportamento de reduzido envolvimento numa tarefa de leitura, sentado junto a uma bola de rugby ou futebol americano (interpretável como símbolo do lazer competitivo à escola).
Instalação que percorre verticalmente três andares de um edifício, com salas em cada um deles, para olhar para baixo e/ou para cima, através de aberturas ovais cobertas por vidro grosso sobre as quais também se pode caminhar. Pela abertura superior entra a luz luz do dia. A obra é interpretável como simbólica do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento.
Fractal feito de um número infinito de octógonos (interpretável como simbólico do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
Uma jovem adulta parece ler um livro através de um microscópio, acto interpretável como a tentativa de compreender aprofundadamente o seu conteúdo.
Sequência de aros concêntricos de tamanho decrescente, uns dentro dos outros, com uma lente no centro (interpretável como simbólico do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
Num auditório, vários lugares ocupados: alguns com apenas uma ou duas folhas ou livros (interpretável como simbólico de restrição da aprendizagem a fontes mínimas de informação) e um com múltiplas folhas e livros (interpretável como simbólico de acesso a fontes de informação para além do recomendado).
Sequência fractal de triângulos de tamanho decrescente, uns dentro dos outros (interpretável como simbólico do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
B
Representação semi-abstracta de uma biblioteca, com vários níveis e dimensões, interpretável como simbólico de um conhecimento passível de ser aprofundado e perspectivado de vários pontos de vista.
C
Numa aula de matemática do ensino básico, vários alunos exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: concentração na tarefa, reflexão e distracção.
Numa aula de ensino básico, vários alunos e várias alunas exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: concentração na tarefa, aborrecimento e distracção.
Representação de um conjunto de círculos de diversas cores cruzados por uma variedade de linhas (interpretável como o processo cognitivo de relacionar diferentes informações).
Um pacote tetrapack, aberto, com uma palhinha e o rótulo “O conhecimento é fácil de adquirir”, interpretável como simbólico da noção de uma aprendizagem passiva, por simples aquisição de informação.
D
E
Uma jovem adulta aparenta um comportamento de imersão numa tarefa de leitura.
Duas mãos enluvadas manipulam, através de uma cabine de segurança, a representação de uma figura geométrica com vários eixos. No contexto do título, a imagem é interpretável como metáfora da noção do conhecimento como passível de ser perspectivado de diferentes pontos de vista, em função de um esforço de aprofundamento (do exterior para o interior).
Políptico de seis telas que representa uma escada em caracol (interpretável como simbólico do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
Numa aula de ensino básico, várias alunas exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: concentração na tarefa, aborrecimento e distracção.
Numa aula de ensino básico, vários alunos e várias alunas exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: concentração na tarefa, aborrecimento e distracção. De ponteiro na mão, o professor apresenta uma atitude de autoridade.
Duas figuras de estudantes - a da esquerda parecendo mais activa e envolvida e a da direita mais passiva e distante.
Um estudante envolvido na leitura.
F
Um homem sentado junto a uma janela, numa postura de reflexão, e outro num canto cuidando de uma lareira, numa divisão dominada por uma escada em caracol (que vai da luz para a penumbra). No contexto do título, a escada é interpretável como simbólica do processo de aprofundamento do conhecimento (do visível conhecido, para o invisível desconhecido).
Numa aula de ensino básico, um aluno exibe um comportamento criativo e divergente, para aparente surpresa dos restantes alunos e alunas.
G
Representação de uma gota de orvalho numa folha de árvore, que amplia os veios da folha, permitindo ver a sua estrutura fractal (interpretável como simbólico do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
Um homem rasteja junto ao limite do céu, representado como um hemisfério, rompendo-o e tendo assim acesso a outra dimensão, onde com nuvens e figuras geométricas. A imagem é interpretável como simbólica do processo de aprofundamento de conhecimento (do visível conhecido, para invisível desconhecido).
H
Representação de três quadrados de cores progressivamente mais escuras, dispostos uns dentro dos outros (interpretável como simbólico do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
I
J
Reclinada numa poltrona, com um livro ou caderno na mão, uma jovem adulta exibe um comportamento de aparente desmotivação.
Um estudante de arte, adolescente ou jovem adulto, aparenta um comportamento de imersão numa tarefa de desenho.
K
L
Escultura de um jovem sentado a ler concentrado num imenso cadeirão, interpretável como representando uma leitura imersiva.
Numa aula de música de ensino básico, vários alunos e várias alunas exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: concentração na tarefa e distracção.
Uma figura masculina numa postura de reflexão.
M
Um tríptico com a representação de três textos, sublinhados, marcados e anotado, interpretável como expressivo de uma leitura activa.
N
Numa aula de ensino básico, vários alunos exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: reflexão, concentração na tarefa, aborrecimento, cópia de outro aluno e distracção.
Numa sala de aula de ensino básico, uma maioria de estudantes aparenta o comportamento de imersão numa tarefa de escrita, enquanto aluns parecem distraídos.
Obra para demonstração da análise
Representações de estruturas fractais (interpretáveis como simbólicas do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
Imagem de um emaranhado de linhas que parecem ligar diferentes pontos (interpretável como o processo cognitivo de relacionar diferentes informações).
O
A representação de um astrónomo, intensamente imerso no seu trabalho, faz referência ao aprofundamento do conhecimento.
Numa aula de desenho à vista, um grupo de alunos, vestidos e arranjados de forma muito similar, a maioria com faces desfocadas e indefinidas, desenham um modelo nu. A representação é interpretável como simbólica da uniformização do processo de aprendizagem.
Uma extensa parede de tijolos soltos, onde um deles, na base, é substituído por um livro, o que cria alguma irregularidade. A instalação é interpretável como simbólica da oposição entre a simples acumulação de informação (os tijolos) a sua compreensão (o livro).
Sentado a uma secretária, um estudante envolvido na leitura.
Um estudante, na puberdade, aparenta um comportamento de imersão numa tarefa de leitura.
Numa aula de exame de ensino básico, vários alunos exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: reflexão, concentração na tarefa, aborrecimento, apatia e distracção.
A representação de um geógrafo, intensamente imerso no seu trabalho, faz referência ao aprofundamento do conhecimento.
Escultura de um homem que, de mão no queixo, lê um texto que lhe intersecta o corpo, interpretável como representação de uma leitura imersiva, de reflexão.
Numa sala de aula de ensino básico, onde o professor dorme, a maioria dos alunos brinca e os poucos que parecem tentar ler são importunados pelos outros.
Um estudante de arte, na adolescência, aparenta um comportamento de imersão numa tarefa de desenho.
Representação de uma espiral vista de cima (interpretável como simbólico do aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento).
Três alunas, na puberdade, sentadas a uma mesa: duas delas, sérias, envolvidas em tarefas escolares e uma terceira deprimida, supostamente sob castigo, com uma touca de «orelhas de burro», junto a três dobragens de papel que figuram pássaros (talvez simbólicas da criatividade).
P
Instalação imersiva de um túnel de madeira (interpretável como simbólica do processo de aprofundamento da aprendizagem ou conhecimento)
Um estudante a uma secretária, com um livro ou caderno olha absorto noutra direcção.
Vários estudantes estudando em diferentes espaços contíguos, que se prolongam indefinidamente, o que é interpretável como simbólico da potencialidade de uma abordagem de profundidade à aprendizagem.
Conjunto de três estruturas na forma de arcos, que no contexto em que se situa, do início da Alameda da Universidade de Lisboa, são interpretáveis como portais de passagem ou transição para a universidade e, assim, como eventualmente simbólicas desta transição com diferentes abordagens à aprendizagem.
Numa aula de arte, um aluno experimenta, de semblante triste, a avaliação de uma cópia que fez de um desenho modelo.
Q
R
Uma rapariga com olhar vítreo, com uma gaveta de CD Rom na testa.
Figura frontal e simétrica de uma adolescente concentrada na leitura de um livro aberto igualmente em simetria.
Sentado a uma secretaria, onde estão dois livros abertos, um adolescente, de caneta na mão aparenta uma pose de reflexão.
Um grupo de rapazes envolvidos no que parece ser uma aula prática.
S
Sala de aula com algumas secretárias em fila, mas com as cadeiras em cima dos tampos, junto a uma área de cadeiras em círculo, no meio de folhas que esvoaçam (interpretável como simbólico da oposição (ou desconstrução) de uma aprendizagem passiva e uma aprendizagem activa.
Um bloco sólido, na forma de um paralelepípedo branco, com um espaço onde está inserido um livro amarelo. No contexto do título da obra, o livro é interpretável como o significado subjacente à mensagem do conteúdo formal sob aprendizagem.
A virgem Maria, em criança, sentada ao colo de Santa Ana, aprende a ler com uma expressão séria, compenetrada e madura, manipulando um livro com a mão direita e segurando flores com a mão esquerda. A atitude activa e de envolvimento da menina sugerem uma abordagem de profundidade à aprendizagem e as flores que segura são interpretáveis como simbólicas do produto de qualidade dessa abordagem.
O Santo lê concentrado num estúdio aberto, instalado num plinto, composto por uma secretária-estante, com alguns livros abertos O estúdio situa-se num espaço mais amplo, com várias perspectivas (uma delas através dum extenso corredor) para várias janelas, em diferentes níveis, donde se avista o mundo exterior. A cena é interpretável como simbólica da «elevação», do desenvolvimento de pontos de vista e do aprofundamento que uma aprendizagem profunda permite.
O Santo lê concentrado num estúdio aberto. À sua esquerda um longo corredor ladeado de colunas interpretável como simbólico do aprofundamento que uma aprendizagem profunda permite.
Estudante em aparente postura de desinteresse.
T
Uma estudante, na puberdade, aparenta um comportamento de imersão numa tarefa, indicada no título, de trabalho de casa.
Representação de um lago, na qual se visualizam diferentes níveis da realidade (interpretáveis como diferentes níveis de aprendizagem ou conhecimento): a superfície da água, o mundo acima da superfície, reflectido na água e o mundo por baixo de água, observado num peixe que aí nada.
Instalação escultórica composta por quatro túneis de betão, dispostos em “X”, alinhados com o nascer ou pôr do sol, do solstício de verão ou inverno (interpretável como simbólico do aprofundamento do conhecimento).
U
Numa aula de línguas de ensino básico, vários alunos exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: concentração na tarefa, cópia de outro aluno e aborrecimento.
Sentado a uma secretária, um estudante envolvido na leitura, no contexto de um ambiente desarrumado.
Um estudante, adolescente ou jovem adulto, aparenta um comportamento de imersão numa tarefa, indicada no título, de estudo.
Numa aula de ensino básico, vários alunos e várias alunas exibem diferentes comportamentos, aparentemente expressivos de: concentração na tarefa, aborrecimento e distracção.
Uma estudante lê (supostamente sobre arte) numa pose em espelho com a de uma personagem de um quadro em fundo (interpretável como simbólico da identificação da estudante com o conteúdo da aprendizagem).
V
W
X
Y
Z