Olá, estudante! Na lição anterior, exploramos o conceito de inovação disruptiva e destacamos como, ao contrário da inovação incremental, que traz melhorias graduais e contínuas nos produtos ou processos existentes, a inovação disruptiva traz mudanças abruptas nos produtos, serviços ou processos.
Agora, para encerrar esta disciplina, nesta lição, abordaremos a representação comercial. Veremos sua definição e os diferentes tipos existentes, além de entendermos os riscos e os benefícios associados. Esse conhecimento é fundamental para você, futuro(a) Técnico(a) em Administração, especialmente porque, no cenário atual, o processo de vendas está se tornando cada vez mais autônomo, com um número crescente de pessoas atuando como representantes comerciais.
Vamos explorar esses conceitos?
Você já comprou perfumes, cosméticos, roupas, calçados ou qualquer outro produto de determinada marca por meio de um catálogo que foi oferecido a você por um representante? Hoje em dia, esses catálogos, muitas vezes, estão disponíveis de forma online, mas ainda mantêm conceito básico: um representante de uma marca apresenta os produtos, o cliente faz o pedido e recebe sua escolha, sem precisar realizar um contato direto com a marca.
Atuar como representante de uma marca pode significar uma renda extra – para aqueles que possuem um trabalho fixo e se aventuram em ser consultores/revendedores – ou até mesmo uma mudança de carreira, quando se opta por dedicar-se integralmente. Ser um representante comercial, independentemente se está em busca de uma renda extra, ou se busca fazer isso de forma integral, equivale a ser um revendedor de uma marca. De certa forma, é como se você estivesse iniciando sua própria empresa, pois, geralmente, seus ganhos dependem das vendas realizadas em determinado período.
Mas se engana quem acha que ser um representante comercial se resume apenas em vender produtos, isso porque é um ramo em que construir relacionamentos sólidos com clientes, entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas faz toda a diferença. Além da iniciativa, é necessário persistência e habilidades de comunicação, mas, para quem busca flexibilidade e autonomia pode ser uma escolha gratificante.
Vamos aprender mais sobre isso?
Apesar de ser um assunto relativamente simples de entender, sempre que temos um exemplo fazemos com que a compreensão fique mais simples ainda, não é mesmo? Por isso, hoje, trago a você uma situação que ocorreu em uma pequena cidade chamada Vendedópolis, onde a arte da venda era uma tradição passada de geração em geração. Nessa cidade, os representantes comerciais eram verdadeiros heróis locais, conhecidos por suas habilidades de persuasão e carisma. Em meio a esse cenário, destacava-se um representante comercial chamado Lucas Vendas. Ele era conhecido por sua abordagem única, e todos diziam que ele era mais que um vendedor, pois contava histórias sobre como esses produtos poderiam transformar a vida das pessoas. Era o famoso “bom de lábia”. Poucos minutos conversando com ele, você saía de “sacola cheia”.
Lucas trabalhava para uma empresa que produzia dispositivos de automação residencial. Como seus produtos eram modernos e cheios de recursos, no início, as pessoas ainda não entendiam completamente como poderiam se beneficiar deles. Apesar de ser um momento desafiador, isso não era um grande problema para Lucas, pois, desde o início, visitava casas e empresas, sempre com um sorriso no rosto, e, em vez de simplesmente listar as especificações técnicas dos produtos, Lucas começou a contar histórias. Ele falava sobre famílias que economizaram tempo e dinheiro ao automatizar tarefas domésticas simples, permitindo-lhes passar mais tempo juntas. Compartilhava casos de empresas que aumentaram sua eficiência e reduziram custos ao implementar a automação em seus processos. E claro, as pessoas ficavam encantadas com as histórias de Lucas.
Com isso, ele começou a ganhar a confiança da comunidade e percebeu que sua abordagem além de aumentar as vendas, também construía relacionamentos duradouros com os clientes. Um dia, uma grande empresa de tecnologia ficou sabendo das proezas de Lucas e ofereceu a ele uma posição em sua equipe de vendas corporativas. Embora a oferta fosse tentadora, Lucas priorizou manter sua flexibilidade e sua autonomia e continuou seu trabalho como representante comercial na cidade, expandindo seus horizontes para novos produtos e serviços. Agora, veja como a história de Lucas Vendas tem tudo a ver com o tema de nossa lição. O relato, mesmo sendo hipotético, mostra um indivíduo que atua como representante comercial e destaca o quanto a persistência e as habilidades de comunicação são importantes.
Vamos nos aprofundar neste tema?
Os representantes comerciais, também conhecidos como representantes de vendas ou agentes comerciais, são profissionais ou empresas contratadas para promover e vender produtos ou serviços em nome de outra empresa. Esses profissionais atuam como intermediários entre a empresa que fabrica ou fornece os produtos, e os clientes que desejam adquiri-los. Esses profissionais desempenham um papel importante na expansão e na penetração de mercado para as empresas. Entre suas responsabilidades, podemos incluir a prospecção de clientes, a apresentação de produtos ou serviços, a negociação de contratos, o acompanhamento pós-venda e o fornecimento de feedback valioso sobre as tendências do mercado (Lara, 2021).
Esses profissionais, geralmente, trabalham de forma independente e são remunerados por comissões com base nas vendas que realizam. Ou seja, quanto mais eficazes forem em promover e vender os produtos ou serviços, maior será sua compensação. Além disso, alguns representantes podem ter que arcar com seus próprios custos operacionais, como viagens, materiais de marketing e despesas gerais, e isso pode representar um risco financeiro adicional (Lara, 2021).
Em mercados saturados, como observado por Argenti (2011), as empresas enfrentam desafios significativos para se destacarem da concorrência e conquistarem a preferência dos consumidores. Nesse contexto competitivo, a figura do representante comercial desempenha um papel essencial. Ao personalizar o atendimento e oferecer uma abordagem mais próxima e personalizada aos clientes, os representantes vendem produtos, mas também constroem vínculos emocionais e de confiança, o que permite que as empresas se destaquem em meio à saturação do mercado e estabeleçam uma vantagem competitiva sustentável, baseada na experiência positiva do cliente e na diferenciação da proposta de valor da marca.
Os representantes comerciais podem atuar em diversos setores e várias indústrias, desde vendas de produtos físicos até serviços e soluções empresariais. Existem diferentes tipos de representantes comerciais, cada um com funções e responsabilidades específicas. A seguir, veremos, de forma breve, cada um desses tipos:
Representante de Vendas Interno: trabalha dentro das instalações da empresa; Lida, principalmente, com clientes presenciais. Pode processar pedidos, fornecer informações sobre produtos e auxiliar na resolução de problemas.
Representante de Vendas Externo: passa a maior parte do tempo fora das instalações da empresa. Visita clientes, pessoalmente, para apresentar produtos, fechar negócios e construir relacionamentos.
Representante de Vendas Técnicas: possui conhecimento técnico profundo sobre os produtos ou serviços que está vendendo. Fornecerá suporte técnico aos clientes durante o processo de vendas.
Representante de Vendas de Varejo: trabalha diretamente com varejistas para vender produtos aos consumidores finais. Está envolvido em estratégias de merchandising e promoção no ponto de venda.
Representante de Vendas de Atacado: lida com grandes volumes de produtos, geralmente, vendendo a revendedores ou a outras empresas. Focados em negociações de grandes quantidades e em acordos de distribuição.
Representante de Vendas Internacionais: especializado em vender produtos ou serviços em mercados internacionais. Lida com questões, como regulamentações alfandegárias, acordos comerciais internacionais e diferenças culturais.
Representante de Vendas Independente ou Autônomo: não é um funcionário direto da empresa, mas trabalha de forma independente, muitas vezes, representando várias empresas. Recebe comissões com base nas vendas realizadas.
Representante de Vendas Online: foca em vender produtos ou serviços online, muitas vezes, por meio de plataformas de comércio eletrônico, redes sociais ou websites.
Representante de Vendas de Tecnologia: especializado em vender produtos ou serviços relacionados à tecnologia, como software, hardware ou soluções de TI.
Representante de Vendas de Seguros: especializado em vender produtos de seguro, como seguro de vida, saúde, automóvel, entre outros.
Podemos dizer que ser um representante comercial pode oferecer várias vantagens, mas também existem alguns desafios e aspectos negativos associados a essa profissão. Como dito anteriormente, a remuneração de um representante comercial, muitas vezes, depende das vendas realizadas, sendo assim, os ganhos podem ser inconsistentes e sujeitos a flutuações, o que pode levar a períodos de instabilidade financeira (Lara, 2021). Além disso, os representantes comerciais, muitas vezes, dependem das decisões de terceiros, como os clientes finais ou as empresas que representam. Mudanças nas políticas ou nas estratégias dessas empresas podem afetar diretamente o desempenho e a estabilidade do representante comercial, um exemplo disso é quando uma empresa decide alterar sua estratégia de distribuição, passando a priorizar vendas diretas ao consumidor em vez dos representantes comerciais. Imagine, por exemplo, uma empresa de produtos de beleza que possui seus representantes externos para alcançar salões de beleza e spas. Se essa empresa decide lançar uma loja online e investe em marketing digital para atrair diretamente os consumidores finais, isso pode reduzir as vendas dos representantes externos, afetando seu desempenho e sua estabilidade financeira.
Outro ponto negativo é que, dependendo do setor e da região, a concorrência entre representantes comerciais pode ser intensa, e isso pode dificultar a conquista de novos clientes e a manutenção dos existentes. Além disso, como geralmente trabalham de forma independente, o trabalho solitário pode ser uma realidade. E claro, não podemos nos esquecer do quanto de pressão há neste trabalho, visto que, para atingir metas de vendas e alcançar resultados, o trabalho pode ser estressante – especialmente se as metas são difíceis de alcançar. Representantes comerciais precisam se manter atualizados sobre os produtos ou os serviços que estão vendendo, bem como sobre as tendências do mercado, e, claramente, isso requer um esforço constante para aprender e se adaptar às mudanças no setor.
Além dos desafios já mencionados, os representantes comerciais também enfrentam a complexidade das negociações comerciais. A necessidade de fechar acordos favoráveis e superar objeções dos clientes pode ser estressante e demanda habilidades de comunicação e negociação bem desenvolvidas. Conforme Nickels (1999, p. 101) explica, "[...] é o processo de estabelecimento e manutenção de relações de trocas mútuas, tanto em benefício dos clientes como para outros grupos de interesse". O autor destaca a importância de entender as necessidades dos clientes e construir relacionamentos sólidos para alcançar resultados positivos.
Apesar dos desafios, muitas pessoas bem-sucedidas escolhem ser representantes comerciais, devido à flexibilidade, ao potencial de ganhos elevados e à oportunidade de construir relacionamentos profissionais duradouros. É importante considerar esses fatores negativos ao tomar a decisão de seguir essa carreira e planejar estratégias para enfrentar os desafios, porém não podemos esquecer de todos os benefícios que a escolha também pode proporcionar. Se eu pudesse dar uma dica, seria: colocar os prós e os contras na balança.
Querido(a) estudante, nesta lição, compreendemos os representantes comerciais, e, agora, você sabe o quanto esses profissionais são importantes para venda e distribuição de produtos e serviços. Enquanto Técnico(a) em Administração, você poderá aplicar esse conhecimento em várias etapas do trabalho, como planejamento de vendas, estratégias de marketing, gestão de estoques e relacionamento com clientes. Compreender como os representantes comerciais operam é fundamental para desenvolver habilidades de gestão e tomar decisões que impactam diretamente o desempenho e os resultados das vendas da empresa. Essa compreensão é fundamental não apenas para explorar oportunidades pessoais como representante comercial, mas também para entender como integrar e promover essa função dentro de uma organização. Saber identificar talentos para o papel de representante e desenvolver estratégias eficazes de recrutamento e treinamento pode fortalecer a equipe de vendas e impulsionar o crescimento do negócio.
Agora, como último desafio da disciplina, quero que você se imagine como um representante comercial autônomo. Com base nisso, procure por duas empresas que oferecem essa possibilidade e analise alguns critérios:
Pesquise a reputação da empresa no mercado.
Avalie os produtos ou os serviços que a empresa oferece.
Verifique como a empresa remunera seus representantes comerciais e analise se há uma estrutura de comissões e incentivos.
Procure informações sobre o suporte oferecido pela empresa (desde treinamento inicial sobre produtos, técnicas de vendas, suporte contínuo e materiais de marketing).
Busque feedbacks de outros representantes comerciais que trabalham ou já trabalharam com a empresa.
Ao final do processo de pesquisa e análise, você estará pronto para escolher uma das empresas hipoteticamente. Destaque os pontos que foram decisivos para sua escolha, como a reputação sólida da empresa, a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, a estrutura de comissões atrativa, o suporte abrangente e o feedback positivo de outros representantes. Esta análise prática oferecerá a você uma visão realista de como os representantes comerciais fazem escolhas estratégicas e avaliam oportunidades no mercado.
E claro, como é nossa última lição da disciplina, não posso deixar de desejar sucesso em sua vida profissional. Conforme estudado no decorrer do curso, enquanto Técnico(a) em Administração, você poderá atuar em diferentes vertentes, porém independentemente de onde estiver na área administrativa, a negociação e/ou as venda acompanharão você. Por isso, espero que os conteúdos estudados ao longo da disciplina tenham preparado você para a vida profissional.
Obrigado por sua participação e pelo privilégio de termos feito parte de sua jornada de aprendizado!
ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial - a construção da identidade, imagem e reputação. Tradução Adriana Ceshin Rieche. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
LARA, M. O que faz um representante comercial? Saiba agora. Canal Marcelo Lara, 17 maio 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zl53HYrXpaI. Acesso em: 23 jul. 2024.
NICKELS, W. G.; WOOD, M. B. Marketing: relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro: LTC, 1999.