Museu Histórico Regional e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

Tipologia: Edificação

Município: Passo Fundo

Área: Urbana

Endereço: Avenida Brasil Oeste

Uso original e atual: Intendência Municipal

Proprietário: PMPF

Descrição Histórica:

O prédio construído para sediar a Intendência Municipal e inaugurado em 25 de julho de 1911 e destacou-se principalmente pelo fato de, como sede do Poder Executivo, não se localizar em frente à praça principal da cidade, como comumente se encontra nos centros urbanos. Esse fato pode ser entendido pela importância histórica da Avenida Brasil, antigo caminho dos tropeiros, cuja atividade originou o núcleo urbano da localidade.

A planta foi encomendada na capital do estado, inovando no estilo arquitetônico presente nas construções existentes em Passo Fundo. A fachada carregada do estilo Art Nouveau, em voga na Europa nas primeiras décadas do século XX, mostra a atualidade da proposta quando da construção do prédio.

Abrigou a Intendência até 1930, quando passou a denominar-se Prefeitura Municipal, que permaneceu neste local até 1976, quando ocorreu a transferência da sede do Poder Executivo Municipal para novas instalações. O prédio, então, foi utilizado por algumas secretarias municipais, sendo que uma das salas fora destinada ao Museu Municipal.

O Museu Municipal foi criado em 1977 por decreto da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, com o nome de Museu Histórico-Cultural (MHC), estando vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O MHC funcionou de 1977 a 1990. Em 1994 a então Secretaria de Turismo (SETUR – atual SEDEC, Secretaria de Desporto e Cultura) lançou o projeto “Passo Fundo conta sua história”, com o objetivo de preservar a história de nossa gente e preservar a memória regional. Desse projeto, cuja adesão de diversos setores da cidade pôde resultar em um trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal e a Universidade de Passo Fundo para reorganização do Museu Histórico Cultural, que reiniciou suas atividades em 1996, ocasião em que foi firmado um convênio entre o Poder Público e a Fundação Universidade de Passo Fundo. Desde então, juntamente com o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), inaugurado em maio de 1995, o Museu assumiu a sua designação atual, Museu Histórico Regional, permanecendo instalado no mesmo prédio da antiga Intendência Municipal.