Museu Histórico Regional


O MHR é uma Instituição vinculada a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através do decreto nº 52/77 de 06 de agosto de 1977 com o nome de Museu Histórico-Cultural, quando foi instalado em apenas uma sala no prédio da Antiga Intendência Municipal, sem pessoal qualificado e com uma estrutura mínima de atendimento, tendo funcionado assim até o ano de 1995. Em 1996 foi reestruturado através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Universidade de Passo Fundo, com nova denominação - Museu Histórico Regional e passou a ser administrado pela Universidade de Passo Fundo.

O Museu completou 43 anos de existência e a 23 administrado pela UPF, vinculado a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O acervo que está sob salvaguarda é composto por uma variada gama de objetos de caráter histórico, etnográfico e arqueológico, abarcando diversas tipologias: documental/arquivística, iconográfica (fotografias, desenhos, pinturas), cartográfica (mapas e plantas), objetos (referentes à vida política, econômica, social, cultural, histórica e antropológica da região) numismática e arqueológica.

Museu de Artes Visuais Ruth Schneider


O MAVRS é uma Instituição da Universidade de Passo Fundo, inaugurado em 1996 através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Universidade de Passo Fundo. O Museu completou 23 anos de existência e a 23 administrado pela UPF, vinculado a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, registrado no Sistema Estadual de Museus/SEM sob nº 3.13, cadastrado no Cadastro Nacional de Museus, integrante do Sistema Brasileiro de Museus e Registro de Museus do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram.

O acervo que está sob salvaguarda é comporto por uma variada gama de obras, pinturas, gravuras, litografias, escultura, etc. possuindo aproximadamente 1.300 obras no acervo, onde são realizadas exposições temporárias, extramuros e itinerantes.


Principais projetos


  • Museu móvel:

O projeto é uma parceria entre o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), e tem como objetivo aproximar os Museus da comunidade escolar, e possibilitar a acessibilidade aos seus acervos.

O projeto compreende a montagem de uma micro exposição e ações educativas. As atividades são desenvolvidas por funcionários e estagiários do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional. O tema da edição do ano de 2018 é “Patrimônio Histórico e Ambiental” e conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo.

Cada ano os Museus lançam um cronograma disponibilizando as datas para as escolas fazerem suas inscrições pelo e-mail mhr@upf.br. O critério de seleção é feito por ordem de chegada dos e-mails recebidos e prioritariamente serão inscritas escolas que não participaram das edições anteriores do projeto. As atividades são destinadas a alunos do Ensino Fundamental.

  • Arte ao Alcance de todos:

Em 2015, o MAVRS é contemplado através do Edital de Seleção Pública - Prêmio de Modernização de Museus/2012: Microprojetos/IBRAM/MinC, e lança o projeto “Arte ao Alcance de Todos” com a finalidade de divulgar e democratizar o acervo do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). A realização do projeto foi concretizada através da verba do edital do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Além da criação de materiais de divulgação “Minha Cidade Tem Museu”, também foram criados papéis de bandejas, folders do Museu, adesivos, entre outros. O Projeto fazia parte do plano de trabalho da equipe do Museu, para a instrumentalização dos educadores na área de artes. Foram desenvolvidos materiais educativos compostos por duas propostas distintas: a primeira para ser distribuída aos professores, foi uma pasta de papel com caderno de atividade e lâminas enfocando a poética do trabalho de Ruth Schneider. A segunda proposta compreendeu a elaboração de sacolas didáticas disponibilizadas para empréstimo, contendo materiais ilustrativos e lâminas explicativas das linguagens artísticas como a escultura, gravura, pintura e desenho. 

Os materiais das sacolas didáticas foram desenvolvidos pela equipe do Museu, com apoio de professores da Faculdade de Artes e Comunicação FAC/UPF e da artista convidada Maria Lucina Busato Bueno. Para solicitá-los, basta baixar o arquivo em PDF, preencher os campos em branco e vir até o setor administrativo do Museu.