Academia Passo-Fundense de Letras

Tipologia: Edificado

Município: Passo Fundo

Área: Urbana

Endereço: Avenida Brasil Oeste

Uso original e atual: Sede do Clube Pinheiro Machado/Academia Passo-Fundense de Letras

Proprietário: PMPF

Descrição Histórica:

O prédio da Academia Passo-Fundense de Letras foi construído em 1915, pelo Clube Pinheiro Machado, criado com o intuito de defender os interesses do partido republicano local e fortalecer a disciplina partidária.

Em 1938, a Prefeitura Municipal tomou posse do prédio do Clube Pinheiro Machado, assumiu uma dívida bancária do clube e nele, instalou o Grêmio Passo-Fundense de Letras. Isso se deu basicamente pela adesão ao movimento conhecido como “Frente Única”, favorável ao então Presidente Getúlio Vargas e que era extensivo aos membros do Partido Libertador, fazendo com que o Clube começasse a perder sua força política.

Dois anos depois, em 1940, a Prefeitura Municipal cria a Biblioteca Pública, sob a responsabilidade do Grêmio Passo-Fundense de Letras, instalado no Clube Pinheiro Machado. Em 1961, o Grêmio Passo-Fundense de Letras passa a se chamar Academia Passo-Fundense de Letras.

Em 1971, quando o clube é dissolvido, ocorre a transferência de seu ativo e passivo para a Academia Passo-Fundense de Letras, o que inclui o prédio, que se encontrava em mau estado de conservação, sendo cogitada a possibilidade de sua venda.

Em 1996, um acordo judicial envolvendo o Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e a Academia Passo-Fundense de Letras, determinou a restauração do prédio. As obras na edificação foram concluídas em 2007, tendo sido mantido apenas seu frontispício, tendo seu interior sofrido total remodelação.