Instituto Histórico de Passo Fundo

Denominação do bem: Instituto Histórico de Passo Fundo

Tipologia: Edificado

Município: Passo Fundo

Área: Urbana

Endereço: Rua Teixeira Soares, nº 1268

Descrição Histórica:

Fundado em 15 de abril de 1954, foi idealizado pelo escritor e jornalista Jorge Edeth Cafruni. O Instituto Histórico de Passo Fundo é a instituição de guarda e preservação histórica mais antiga do município; e é o Instituto com maior idade ainda em funcionamento no interior do estado. Entidade sem fins lucrativos, formada por interessados na história local e regional, o IHPF tem como principais objetivos: estimular, auxiliar e propor medidas que assegurem os estudos históricos, além de coletar documentos e acervos, tornando-os acessíveis à comunidade.

As reuniões do IHPF, inicialmente, eram realizadas nas dependências do Grêmio Passo-Fundense de Letras, na Avenida Brasil, número 792, e depois na Avenida General Netto, número 391, no escritório de Gomercindo dos Reis.

No ano de 1975, o Instituto Histórico entra novamente em um “sono”, retomando as atividades em 07 de maio de 1982. Após um período sem atividades, em 2007, ano do sesquicentenário de Passo Fundo, o IHPF foi reestruturado por iniciativa do Dr. Pedro Ari Veríssimo da Fonseca; e em 2008 os encontros passaram a acontecer novamente na sede da Academia Passo-Fundense de Letras.

Em 2013, a presidência foi assumida pelo historiador Fernando Borgmann Severo de Miranda. A magnanimidade da família Carlos e Celina Madalosso proporcionou ao IHPF a construção de um edifício para abrigar seu acervo e servir de núcleo para a realização de suas atividades. Tal edificação, hoje Sede Dr. Carlos e Celina Madalosso, localizada na Rua Teixeira Soares, número 1268, com entrada também pela Avenida Brasil, foi inaugurada em 15 de abril de 2017, dia em que a entidade completou 63 anos de existência.