Monumento ao Teixerinha

Tipologia: Monumento

Município: Passo Fundo

Área: Urbana

Endereço: Avenida Brasil

Uso original e atual: Monumento

Proprietário: PMPF

Descrição Histórica:

Vitor Matheus Teixeira, o Teixeirinha, nasceu no atual município de Rolante, no estado do Rio Grande do Sul em 1927. Passou por muitas cidades e empregos, mas foi em Passo Fundo que Teixeirinha se estabeleceu, onde montou uma barraquinha de tiro ao alvo e passou a cantar no programa da Rádio Passo Fundo Alô Rio Grande. Com apoio de amigos, Teixerinha gravou em 1959 um compacto com duas músicas e, no ano seguinte, com a gravação de “Coração de Luto” e “Gaúcho de Passo Fundo”, tornou-se reconhecido como intérprete da música gaúcha. Durante toda sua carreira gravou 49 álbuns e participou de 12 filmes, tendo produzido 10 deles.

Após a gravação da canção e do filme “Gaúcho de Passo Fundo” e o LP “Saudades de Passo Fundo”, Teixeirinha levou o nome da cidade de Passo Fundo para o Brasil e o exterior. Em sua homenagem foi erguido um monumento, feito pelo artista Paulo Siqueira, em um dos canteiros centrais da Avenida Brasil, local utilizado, eventualmente, para eventos e que é conhecido atualmente como a “Praça Teixeirinha”

Observações: O monumento que ocupa a praça que também leva o nome do cantor, começou a ser revitalizado em 2021, pela Prefeitura de Passo Fundo, a partir de uma iniciativa da Secretaria de Cultura. O objetivo do trabalho no monumento do Teixeirinha é restaurar os pontos de corrosão identificados na estátua, recuperando sua estrutura física.