Tramas de São Miguel

Obra: Tramas de São Miguel

Artista: Claudio Marques

Local de Execução: Espaço ao ar livre na Praça da Mãe - Av. Brasil - Passo Fundo/RS

Técnica: Técnica mista de pintura, desenhada a mão livre com lápis 2b e 5b, com posterior aplicação de tintas acrílica fosca e semibrilho, executada com auxilio de pincéis e de diversas gramaturas, e fita crepe.

Dez 2020 - Jan 2022



Tramas Coloridas - Significam a sequência dos fatos vivenciados pelos personagens durante o desdobrar da história nos seus 150 anos.

Policromia da Trama - Refere-se aos vitrais coloridos existentes ainda hoje na Capela de São Miguel.

As Imagens desenhadas em forma de Ícones - Pintadas em branco tem dois significados:

  • 1º - Representa a disputa pelo poder dos brancos na guerra e a conquista da paz no pós-batalha.

  • 2º - O traçado em preto representa uma prática comum na época de escravidão; os senhores de escravos ao serem convocados para a guerra podiam enviar em seu lugar seus cativos como seus representantes legais, abonando assim sua estada nos campos de batalha. (notar os dois pés pintados em preto), simbolizando a estada dos escravos afrodescendentes no evento.

Pinheiro Torto em Preto e Branco - Representa a localidade do Pinheiro Torto, Distrito de Pulador no município de Passo Fundo. Na propriedade de Castanho da Rocha, Generoso e Isaías, seus escravos constroem com o consentimento uma ermida em homenagem a São Miguel, como forma de agradecimento por voltarem com vida da guerra do Paraguai, mesmo um deles com uma das pernas amputada.

Logotipo - Representa o número da edição do evento no município de Passo Fundo, usado para simbolizar a Romaria e Festa no seu 150º aniversário.

Conceito: Através do recurso plástico da pintura policromada representar graficamente a figura dos dois escravos que trouxeram a imagem até o Pinheiro Torto no Pulador, município de Passo Fundo/RS, bem como representar nas tramas as cores dos vitrais existentes na Capela de São Miguel.