2018

2018-36-0001 || Pesquisa e Avaliação de Viabilidade Técnica e Desenvolvimento de Estudo para Adaptação de um Filtro Centrífugo em Sistemas de Alimentação de Motores Diesel

Evento: 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade

Autoria: Jeferson Perossi Do Valle

Ano de Publicação: 2018

Resumo: Os motores ciclo Diesel estão, a cada avanço tecnológico, aproximando-se da mistura estequiométrica, devido, principalmente, à eletrônica embarcada e às altas pressões de injeção, as quais, em muitos equipamentos, já ultrapassam os 2.500 bar (250 MPa). Pressões de injeção tão elevadas requerem combustíveis cada vez mais livres de impurezas sólidas, com o intuito de evitarem-se danos às bombas de alta pressão e aos bicos injetores. O objetivo deste trabalho é desenvolver um filtro centrífugo capaz de gerar uma força gravitacional que separe do combustível as partículas maiores que o diâmetro crítico (a ser definido conforme ensaio laboratorial de contagem de partículas), permitindo assim, à saída do efluente, um combustível praticamente livre de impurezas sólidas podendo-se, então, elevar-se ainda mais as pressões de injeção e, consequentemente, diminuírem-se as taxas de emissão de poluentes na atmosfera, bem como aumentar consideravelmente a vida útil de bombas alimentadoras, bombas de alta pressão e bicos injetores.

2018-36-0031 || Integração entre sistemas e-kanban e WMS para aumento de produtividade em processos de Logística Interna

Evento: 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade

Autoria: Osmar Candido Marinho 

Ano de Publicação: 2018

Resumo: Desenvolvimento de sistemas do tipo Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, consiste na elaboração de soluções integradas para promover a interface entre diferentes bases de dados de uma empresa e garantir a otimização operacional a partir da incorporação de inteligência aos fluxos. De maneira semelhante, o chamado método Kanban consiste em uma técnica Japonesa que foi desenvolvida pela Toyota e que se popularizou em empresas de diversos segmentos ao permitir a perfeita conciliação entre produzir, obter ou entregar materiais a um processo, minimizando drasticamente a taxa de desperdícios associada a estas atividades. Buscando o aumento de produtividade aos seus processos de Logistica Interna, a MWM Motores Diesel agregou o seu sistema de Kanban Eletrônico (e-Kanban) à uma plataforma de WMS e desenvolveu uma solução diferenciada para o gerenciamento do estoque de matéria prima e fluxo de abastecimento interno utilizando um único sistema. O modelo de e-Kanban adotado pela empresa foi desenvolvido internamente pelos seus colaboradores e na fase do projeto piloto utilizava a intranet coorporativa da companhia para processar as requisições de aproximadamente 85 componentes. Com a integração ao WMS, o sistema foi expandido para todas as linhas de produção da empresa e hoje conta com a gestão on line de aproximadamente 3100 componentes distribuídos em mais de 4500 regiões de consumo. Utilizando o conceito de Trabalho Padronizado, o ganho de produtividade mensurado para o abastecimento interno da MWM se aproximou da faixa de 50% e a taxa de paradas de linha por falta peças reduziu em até 90%. Apesar da plataforma computadorizada, ao usuário final o sistema continua oferecendo as características básicas de um sistema Kanban tradicional: Gestão visual, simplicidade e facilidade de acesso.

2018-36-0048 || Análise e Otimização de Transmissão CVT para Veículos Baja

Evento: 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade

Autoria: André Rolim de Moura Born 

Ano de Publicação: 2018

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a transmissão utilizada pela equipe UFPR Baja SAE que participa das competições Baja entre várias Universidades do Brasil, e implementar uma metodologia de otimização de alguns parâmetros para a melhoria do desempenho e da eficiência da transmissão em diferentes provas contidas na competição. A transmissão utilizada no protótipo é composta por uma CVT (Continuously Variable Transmission) de polias expansíveis acoplada a uma redução final fixa por engrenagens helicoidais. Os parâmetros de otimização da CVT são a massa do rolete e constante das molas da polia motora e a pré-carga da mola da polia movida. Já para a redução final, o parâmetro de otimização é a relação dos pares de engrenagens. Este método inicia com a caracterização do comportamento do veículo através da obtenção do maior número de constantes possível, entre elas as curvas de torque e potência do motor, a massa e centro de gravidade do veículo, resistências aerodinâmica e ao rolamento e os coeficientes de atrito dos pneus. A partir disso, são calculados modelos matemáticos de dinâmica longitudinal e algumas simulações são feitas para prever o comportamento e desempenho da transmissão e, assim, avaliar a influência dos parâmetros citados anteriormente. Em seguida, testes em campo de aceleração e velocidade final são feitos nos mesmos moldes da competição Baja para obter dados e retroalimentar as simulações. Estes dados são comparados e analisados através de gráficos de rotação do motor pela velocidade do veículo, onde é possível verificar diversas características do comportamento da CVT, como a rotação de acoplamento, a rotação de trabalho do motor, assim como as relações máxima e mínima de todo o conjunto. Por fim, propostas de melhoria são feitas e a otimização dos parâmetros determinada, sendo possível comprovar a otimização com os testes de campo. Com isso será possível extrair o máximo potencial do veículo, motor e transmissão e, assim, conquistar melhores resultados nas competições futuras.