2020

2020-36-0003 || Mapeamento dos defeitos em processos de soldagem MIG/MAG robotizado com foco em propostas de melhorias na redução de scrap

Categoria: Manufatura

Autoria: ROGÉRIO RODRIGUES SALES, HERMAN JACOBUS CORNELIS VOORDWALD,  NASARENO DAS NEVES

Ano de Publicação: 2020

Resumo: O presente trabalho propõe desenvolver o mapeamento dos defeitos que são gerados pelo processo de soldagem MIG/MAG (Gas Metal Arc Welding – GMAW) robotizado. Mediante os cenários dos defeitos e seus índices de incidência, serão indicados os estudos de melhorias para redução dos indicadores de reprovação das peças soldadas (scraps) de uma empresa do segmento automobilístico. A pesquisa delimita-se em mapear os defeitos de um processo de soldagem MIG/MAG (Gas Metal Arc Welding – GMAW) robotizado em uma célula de produção de uma empresa automotiva. Será utilizado o método de pesquisa ação, onde a abordagem dos problemas contempla muitas formas de pesquisa orientada para a ação.

2020-36-0010 || Estudo da interação pneu-solo deformável de um veículo off-road baseado na Teoria de Wong-Reece

Categoria: Testes e Simulação

Autoria: LUCAS CASTRO SOUSA

Ano de Publicação: 2020

Resumo: O estudo da interação entre pneu e solo deformável aplicado a veículos off-road tem sido comumente simplificado por modelos adequados a veículos de passeio, onde, no entanto, a física do problema é caracterizada pela diferente interação entre o pneu e a superfície de contato. A correta implementação desses modelos permite um melhor entendimento sobre a mobilidade do veículo. Neste trabalho é utilizado o modelo semiempírico de Wong-Reece, o qual permite avaliar os esforços radiais e longitudinais produzidos na superfície de contato entre o pneu e o solo deformável. O modelo é aplicado no estudo de um veículo leve off-road com tração traseira quando trafega sobre dois tipos de solos arenosos: compacto e macio. Com isso, são analisados os comportamentos do conjunto de rodas traseiras (tratoras) e dianteiras (rebocadas) no intuito de se verificar os esforços na superfície de contato entre o pneu e o solo deformável para posterior trabalho de implementação em um modelo dinâmico do veículo. Os resultados encontrados no estudo foram satisfatórios e condizentes com o apresentado na literatura.

2020-36-0015 || Desacelerando o consumo

Categoria: Meio Ambiente

Autoria: EMERSON BATAGINI

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Pesquisas mostram que o sistema de transporte é um dos maiores responsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera [1]. A crescente demanda de automóveis contrapõe de forma direta com a escassez de insumos, o aumento da temperatura do planeta, a degradação da qualidade do ar nos grandes centros. Este contraponto é cada vez mais estudado e discutido, demandando que pesquisas sejam dirigidas na busca de soluções sustentáveis desde a produção até o consumidor final.

Uma das opções para reduzir a emissões de gases é a utilização de veículos movidos a outras fontes de energia que não a fóssil, por exemplo, o uso do etanol ou energia elétrica.

Converter parte da energia cinética do veículo em energia elétrica reduz emissões na produção de eletricidade e na queima de gases no transporte. Aplicar o sistema de freio nesta transformação através de inovações tecnológicas com o controle de estabilidade, embarca, em um só sistema, segurança e meio ambiente.

2020-36-0027 || A estética veicular aplicada aos dispositivos luminosos

Categoria: Segurança

Autoria: CARLOS ALBERTO LEITE DE MOURA, CLAYTON LEITE DE MOURA, AKIRA OLAVO WATANABE

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Um segmento de atuação expressiva no mercado automotivo é o da, comumente denominada, estética veicular. Trata-se, grosso modo, de alterações da originalidade que, de formas variadas, buscam promover destaque e impacto visual. Tais alterações, quando empregadas em itens ornamentais, não desencadeiam, em princípio, impactos na segurança veicular, embora afetem a originalidade do veículo. No entanto, quando se trata de faróis e lanternas, dispositivos cuja funcionalidade está diretamente ligada à promoção da segurança veicular, a quase totalidade das alterações coloca em risco a segurança do condutor e demais usuários da via. Os riscos podem variar muito, desde o comprometimento da distribuição luminosa, passando por mudanças na cor da luz emitida e chegando até mesmo à degradação precoce do dispositivo luminoso, sobretudo com a possível ocorrência de soltura e/ou derretimento de componentes internos, infiltração de água etc. Tais problemas decorrem, em parte, por conta do desconhecimento quanto à finalidade dos faróis e lanternas automotivos, no que se inclui também o desconhecimento quanto à complexidade que envolve os processos de concepção, validação e fabricação destas autopeças. Na ciência destes princípios e métodos, que fundamentam a engenharia automotiva e subsidiam a segurança veicular, reside a base de contestação a quaisquer alterações em dispositivos luminosos. Considerando-se estes pressupostos e, sendo a segurança veicular uma premissa inegociável para o mercado de autopeças, este trabalho pretende caracterizar a estética veicular, aplicada aos dispositivos luminosos, mediante um caso recorrente desta prática. Uma das principais finalidades será a de esclarecer, nos contextos normativo e legal, os impactos à segurança veicular.

2020-36-0030 || Preparação e Caracterização de Compósitos ABS/ Fibra de Bananeira

Categoria: Materiais

Autoria: VANESSA MACIEL SANTOS ALMEIDA

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Com o crescimento da preocupação com questões ambientais e da necessidade de materiais biodegradáveis, a utilização de fibras vegetais como reforço de polímeros vem sendo empregada na indústria automotiva para obtenção de materiais com melhor desempenho mecânico. A bananeira é largamente encontrada em países tropicais e o Brasil é um dos maiores produtores, o que mostra uma das vantagens na utilização de sua fibra. Neste trabalho foram preparados compósitos de ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) com fibra de bananeira. As fibras foram extraídas manualmente do pseudocaule de bananeira e incorporadas por extrusão no ABS na forma in natura e tratada, nas proporções de 5, 10 e 15%. A estabilidade térmica foi investigada por análise termogravimétrica (TGA) e por calorimetria exploratória diferencial (DSC). As superfícies das fibras e dos compósitos também foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). A cristalinidade foi avaliada por Difratometria de raios X (DRX). O desempenho mecânico dos materiais foi investigado com ensaios de tração e flexão. Observou-se que o módulo de elasticidade melhorou com o aumento do teor de fibras, sendo mais significativo que o tratamento superficial da fibra. Portanto, o material é promissor para mercado industrial por se tratar de um material menos custoso e ambientalmente correto.

2020-36-0049 || Mecanismos legais para a promoção da visibilidade diurna no tráfego brasileiro

Categoria: Transito

Autoria: CARLOS ALBERTO LEITE DE MOURA, ALEX FONSECA DE OLIVEIRA, CLAYTON LEITE DE MOURA, JOÃO MARÇAL MEDEIROS DE SOUSA, SERGIO RODRIGUES PADUA, SERGIO SUNAO KIRA

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Este trabalho pretende averiguar, mediante o histórico recente da legislação brasileira, os mecanismos promotores da visibilidade diurna na frota nacional. Da recomendação ao uso obrigatório do farol baixo em rodovias até o uso da Lanterna de rodagem diurna (Daytime Running Lamp – DRL), passando pela aceitação de referências do mercado europeu e norte-americano, dentre elas a Função lanterna de rodagem diurna (Daytime Running Lamp Function – DRLF), o panorama geral das leis vigentes no país testemunha, sob vários aspectos, um enriquecimento das referências técnicas, benéfico à engenharia automotiva. Este cenário, em parte decorrente da harmonização de mercados, amplia as perspectivas dos profissionais da indústria, beneficiando-os pelo acesso às inovações tecnológicas e pelo conhecimento de requisitos técnicos que, de forma geral, embasam tanto a concepção quanto a validação de tais inovações. No caso da visibilidade diurna, beneficia-se a esferanormativa em ao menos dois aspectos: apuro terminológico eflexibilidade funcional. O apuro terminológico decorre da distinção operada pela norma norte-americana SAE J2087, entre dispositivo luminoso de uso próprio (DRL) e aquele de uso alternativo (DRLF). A letra “f”, do termo inglês function (função), distingue o emprego alternativo do sistema de iluminação (farol) em “função” sinalizadora, ou seja, DRL. Quanto à flexibilidade funcional, a mesma norma aproxima as características e limites – do dispositivo alternativo – à finalidade pretendida, incluindo a possibilidade de uso diurno não apenas do farol baixo, como também do farol alto com intensidade luminosa reduzida ou das lanternas dianteiras. Considerando-se tais fatores, este trabalho pretende destacar o quanto os atuais mecanismos legais podem favorecer o intercâmbio de know how técnico no país, potencializando alternativas que fazem da mencionada harmonização não só uma aliada ao mercado brasileiro, como também uma prática favorável ao desenvolvimento do segmento automotivo nacional, passível de converter-se em preceito metodológico.

2020-36-0060 || Sistema Integrado de Controle e Rastreabilidade Numa Linha de Montagem de Suspensão Dianteira

Categoria: Manufatura

Autoria: LUCAS DE CÉSARES OLIVEIRA MARTINS, SERGIO BRUNO PROVAZI MAIA, TIAGO SILVA DUARTE, JAMES CLEYTON FERREIRA DOS SANTOS, CLAUDIO JOSÉ RODRIGUES

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar ações de inovação originados dos conceitos da indústria 4.0 com foco na integração de sistemas a fim de garantir a qualidade e confiabilidade do produto e do processo de fabricação. Os métodos de controle e rastreabilidade em utilização na linha principal de montagem não possuíam características de integração de sistemas conforme pilar da indústria 4.0, não atendendo as novas demandas de engenharia relativo à controles necessários para produção da suspensão independente (IFS). Este estudo de caso representa uma aplicação de uma tecnologia integrada de controle, rastreabilidade, monitoramento e eficácia do sistema numa linha de montagem de suspensão independente para atendimento de veículos comerciais leves. Os resultados obtidos com a aplicação desse sistema integrado indicaram evolução de atendimento aos critérios de qualidade do produto, com maior controle e monitoramento dos parâmetros de projeto e rastreabilidade de cada componente e operador com o produto final, permitindo a gestão instantânea do desempenho do processo.

2020-36-0061 || Elevação da Capacidade Produtiva de Uma Linha de Montagem de Suspensão Dianteira Independente Para Veículos Comerciais Leves

Categoria: Manufatura

Autoria: LUCAS DE CÉSARES OLIVEIRA MARTINS, SERGIO BRUNO PROVAZI MAIA, TIAGO SILVA DUARTE, JAMES CLEYTON FERREIRA DOS SANTOS, CLAUDIO JOSÉ RODRIGUES

Ano de Publicação: 2020

Resumo: O estudo de caso representa um trabalho focado no aumento de capacidade produtiva realizada numa linha de produção de suspensão dianteira independente, criada para atender novos veículos. A empresa alvo é desenvolvedora e fornecedora de componentes estruturais automotivos, tais como, chassis, peças estampadas e suspensão. O trabalho foi desenvolvido através de ciclos de melhoria contínua e pela aplicação do método de trabalho padronizado, tanto nos postos de pré-montagens como na montagem final da Suspensão. O objetivo deste estudo foi consolidar os ganhos de produtividade obtidos através da metodologia Lean Manufacturing. Os resultados  obtidos com a aplicação das ferramentas indicaram a evolução da capacidade com o atendimento de critérios de qualidade simultaneamente.

2020-36-0066 || Implementação de projeto de desenvolvimento cultural focado em normas de qualidade que regem o setor automotivo aplicado numa célula produtiva

Categoria: Controle de Qualidade

Autoria: SERGIO BRUNO PROVAZI MAIA, LUCAS DE CÉSARES OLIVEIRA MARTINS, CLAUDIO JOSÉ RODRIGUES

Ano de Publicação: 2020

Resumo: O estudo de caso realizado neste artigo, foi delimitado em duas células de pré-montagem do sistema de freio de veículos comerciais, cuja influência de performance frente às exigências de normas como VDA 6.3 é relevante, principalmente por se tratar de item que envolve segurança veicular. Nestas células, existe uma grande variação de produtos demandados pelo elevado line up em vigor no portfólio da empresa. Há grande dependência de equipamento para suas sub-etapas de fabricação, tais como corte de tubos de nylon e cravamento de conexões, o que tem correlação com produtividade. Além disso, ocorre forte impacto de fatores humanos comportamentais numa relação de padrão e atendimento as normas. A metodologia apoiou-se no desenvolvimento de aspectos comportamentais dos colaboradores, seguido de treinamento teórico e prático, por meio de implementação de rotinas para solidificação de mudança cultural, de melhorias físicas nas células e de medição formal da evolução diante de pré-auditorias e auditorias formais. Os resultados obtidos durante o projeto atenderam às expectativas iniciais tendo apresentado mudanças comportamentais nos colaboradores envolvidos, no indicador de performance frente às normas e se mostrou como agente de mudança para os demais postos da empresa.

2020-36-0069 || Segundo Uso de Baterias de Veículos Elétricos: Desafios e Oportunidades

Categoria: Meio Ambiente

Autoria: AGHATTA CIOQUETTA MOREIRA, DANIEL ROBSON PINTO, VITOR TORQUATO ARIOLI, MARIA DE FATIMA N. C. ROSOLEM, RAUL FERNANDO BECK, EDUARDO PENTEADO LACUSTA JUNIOR

Ano de Publicação: 2020

Resumo: As baterias de lítio-íon têm sido altamente utilizadas em uma grande gama de aplicações, se destacando como uma química de bateria bastante versátil devido à sua elevada densidade de energia. Seu uso tem se evidenciado no mercado de veículos elétricos que traz seu viés sustentável. As baterias são projetadas de forma a possibilitar a operação no veículo por um período estimado de uma década, porém, ao serem retiradas dos VEs por não fornecerem mais os requisitos necessários à essa aplicação, as baterias ainda possuem cerca de 80% de sua capacidade de armazenamento disponível. Essa capacidade remanescente possibilita a reutilização dessas baterias em uma série de outras aplicações, conceito esse chamado second-life. As baterias de veículos elétricos podem ser reutilizadas nessas novas aplicações por períodos superiores a 6 anos, conforme estimativas, dependendo de sua utilização. Assim, esse artigo trata do estado-da-arte do tema second-life e seus desafios e oportunidades, incluindo uma análise de como esse conceito vem sendo tratado mundialmente, métodos de avaliação de baterias que atingiram o fim da vida útil em VEs para possibilitar sua reutilização e possíveis aplicações que se beneficiarão desse novo mercado. O CPQD, em conjunto com a CPFL Energia e BYD Brasil, vem desenvolvendo o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento ANEEL CPFL CS3061– “Análise da vida remanescente de baterias de VEs em second-life e desenvolvimento de cabeça de série de potenciais aplicações em soluções de armazenamento de energia” que trata da análise da vida remanescente dessas baterias, desenvolvimento de protótipos com foco nas aplicações de armazenamento estacionário e algoritmos que possibilitam a análise do estado de carga, estado de saúde e a previsão de vida útil remanescente nestas novas aplicações, o qual foi a motivação e inspiração para a elaboração deste artigo.

2020-36-0104 || Viabilidade Econômica-Financeira de Entregas Realizadas por Drones

Categoria: Sistema de Transporte

Autoria: DAVID DIAS DE CARVALHO DUARTE, AILTON CONDE JUSSANI, TAISE ANDRADE DOS SANTOS

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Em vista do cenário de mobilidade urbana atual e a alta demanda por fretes de entregas de mercadorias, diversas pesquisas e testes estão sendo realizados para sanar este gargalo do setor logístico, sendo os drones/RPAS (remotely piloted aircraft systems) o modal preferido dos grupos de estudos e empresas de tecnologia. Por isso, esta pesquisa tem o propósito de verificar se os RPAS são uma alternativa viável econômico-financeira para realizar entregas de encomendas de pequeno porte (até 2,5 kg) na região do Grande ABC em São Paulo. Tendo como seções iniciais artigos já publicados sobre análise do mercado de RPAS e e-commerce, serviço Prime Air, custos para operação, regulamentação de sua utilização comercial e sua sustentabilidade ambiental. Realizado pelo método de pesquisa quantitativo, com caráter exploratório e comparativo, é realizado o levantamento de dados primários, através de questionários realizados com 20 motoboys e observações, como o valor cobrado por empresas de Motofrete em cada região citada, e secundários através da literatura. A pesquisa concluiu que o uso de RPAS na região é viável em termos de custo-benefício, pois quanto maior o número de drones utilizados menor é o custo de operação, desta forma, a análise econômico-financeira apresentou indicadores positivos para até mesmo pequenos e médios empreendedores. A continuidade desta pesquisa beneficiará a região indicada, onde possui condições consideradas ideais para a implementação de um modal como este, devido a sua densidade populacional. É necessária uma maior pesquisa sobre os tipos de regulamentação que o Brasil pode adotar para este novo modelo de entregas que está em desenvolvimento, inclusive, a liberação para realizar testes locais, assim, ampliando o espaço amostral para a realidade brasileira.

2020-36-0109 || Potencial do Design Orientado por Simulação para o Desenvolvimento de Produto Automotivo Ágil

Categoria: Simulação

Autoria: RODRIGO MAGELA DOS SANTOS, EDUARDO PINTO, EDUARDO FARIA DE SOUZA MACHADO, VINICIUS OLIVEIRA DA SILVA

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Originalmente criado por desenvolvedores de softwares, os métodos ágeis podem contribuir positivamente para dinamizar e flexibilizar processos de desenvolvimento de produto automotivo. Buscando maior competitividade, novas funcionalidades e características podem ser adicionadas ou subtraídas do design do produto a cada iteração com o objetivo de atender necessidades e desejos ocultos do cliente, ainda que descobertos tardiamente. No entanto, a aplicabilidade dos métodos ágeis nesse ambiente possui limitações relacionadas às interdependências e complexidades das diversas atividades de engenharia envolvidas na criação de um produto manufaturado. Uma alternativa para avançar nessa questão é ampliar as fronteiras do trabalho em ambientes virtuais. Este artigo tem como objetivo analisar o uso do software de design orientado por simulação para facilitar a aplicação de métodos ágeis no desenvolvimento de produto automotivo.

2020-36-0120 || Estudo comparativo entre operadores automotivos do Brasil e da China

Categoria: Análise comparativa

Autoria: MARIANA BALDO SIMOES DE ALCANTARA, JORGE MUNIZ, ADILSON AUGUSTO MALDONADO COSTILHAS, DANIEL WINTERSBERGER, JACKY HONG

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Esse estudo tem o objetivo de discutir os principais fatores comportamentais que influenciam o compartilhamento do conhecimento em indústrias do setor automotivo no Brasil e na China.

Tem-se como premissa a organização do trabalho, a manufatura e o conhecimento de forma integrada, considerando que esses fatores podem impactar no compartilhamento do conhecimento entre os trabalhadores. Foi avaliado também como a cultura de cada país influencia a cultura organizacional das empresas instaladas nos dois países. 

O estudo realizado inclui uma abrangente revisão da literatura sobre gestão do conhecimento e cultura organizacional, que fundamenta o método de avaliação utilizado. A pesquisa de campo foi realizada em formato de entrevistas semi-estruturadas, para uma amostra de 5 gestores / especialistas brasileiros que trabalharam em empresas do setor automotivo nos dois países.

2020-36-0122 || Estudo de padronização de elementos de fixação na montagem dos componentes do sistema de freio de veículos comerciais

Categoria: Peças e Componentes

Autoria: TIAGO SILVA DUARTE, LUCAS DE CÉSARES OLIVEIRA MARTINS, SERGIO BRUNO PROVAZI MAIA, JAMES CLEYTON FERREIRA DOS SANTOS, CLAUDIO JOSÉ RODRIGUES, VICTOR LELIS PINHEIRO, ERASMO BENTO SALVADOR

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Neste artigo, foi realizado um estudo de caso em uma montadora de veículos comerciais, sendo que esta empresa compõe o Consórcio Modular e é responsável por realizar montagens em diversos sistemas do veículo, além de ser fornecedora de componentes estruturais para sistemas automotivos. O objetivo deste trabalho foi realizar a padronização dos elementos de fixação e torques aplicados em montagens do sistema de freio dos veículos.

A metodologia de trabalho consiste na avaliação das curvas de aperto, força de união com o torque aplicado, bem como as características técnicas das juntas aparafusadas para o correto dimensionamento dos elementos de fixação para aplicação. Como resultado, obteve-se uma redução de variações e complexidade na montagem dos componentes do sistema de freio, e também na quantidade de equipamentos em uso na estação de trabalho.

Este artigo demonstra a importância do trabalho de padronização de elementos de fixação e torques, visando ter uma melhor performance e eficiência no processo produtivo.

2020-36-0129 || Implementação de sistema de controle de consumo de capas de eletrodos adequado a utilização de BI na Indústria 4.0

Categoria: Manufatura

Autoria: STELLA CRISTINA PINHEIRO MACHADO DUARTE, MARA CÍNTIA SILVA ARAÚJO, RAFAEL LOURENÇO DA SILVA, DANIELLI SAIORON DINIZ DE PAULA SOUZA

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Neste artigo descreveremos um estudo de caso em uma empresa de fabricação de cabines que faz parte do consórcio modular no interior do Estado do Rio de Janeiro. Este estudo teve por finalidade eliminar a variabilidade de volume de capas de eletrodos liberadas para o processo de produção das cabines, que antes era estimado através do valor médio de consumo. Esta estimativa ocasionava frequentes excessos ou ausência deste consumível na linha, por isso, com a finalidade de eliminar este problema, foi necessário desenvolver e implementar um sistema que efetuasse cálculos para prever a quantidade necessária para o processo. A metodologia de cálculo empregada neste sistema utilizou como variáveis de entrada o de Planejamento e Controle de Produção (PCP), o qual informa o número e modelo de cabines a serem produzidas por semana, bem como o valor de stepper de cada pinça de solda. Já como variável de saída, obtivemos o valor necessário de capas de eletrodo para consumo em uma semana, sendo este valor segregado por modelo de capa e posto de trabalho. A implementação deste sistema foi de suma importância para a empresa, pois além de conseguir eliminar o problema original, conseguimos gerar um banco de dados de valores previstos de consumo, o que possibilitou o desenvolvimento de um banco de dados que proporciona indicadores com a utilização de Business Intelligence (BI), adicionando maior robustez e análise dos dados com as ferramentas da Indústria 4.0.

2020-36-0131 || Implementação de projeto de otimização e padronização de gestão de materiais com foco no atendimento ao cliente associado à projeção de jovens aprendizes do mercado de trabalho

Categoria: Materiais

Autoria: STELLA CRISTINA PINHEIRO MACHADO DUARTE, MARA CÍNTIA SILVA ARAÚJO, RAFAEL LOURENÇO DA SILVA, DANIELLI SAIORON DINIZ DE PAULA SOUZA

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Neste artigo discorrerá sobre o projeto de otimização e padronização de gestão de materiais, efetuado com as técnicas de gerenciamento de projetos nos dois almoxarifados de materiais improdutivos de uma empresa de fabricação de cabines que faz parte do consórcio modular no interior do Estado do Rio de Janeiro. Com a finalidade de atender aos princípios do Lean Manufacturing e às normas de Verband der Automobilindustrie (VDA), o foco deste projeto foi diminuir a variabilidade de tempo de atendimento nos armazéns, principalmente no que atende ao setor de manutenção, pois além de possuir expressivas quantidades e valores de itens em estoque, a inconstância do tempo de atendimento poderia trazer significantes impactos financeiros para a empresa caso a linha de produção estivesse parada durante a manutenção corretiva de um equipamento.  De uma forma geral, a parte inovadora deste projeto constituiu unir às técnicas de gerenciamento de projetos, ferramentas da engenharia por exemplo o Kaizen, assim como a mão de obra de jovens aprendizes. Desta forma, a empresa atendeu o escopo proposto pelo projeto, e pode colaborar com a projeção destes jovens no mercado de trabalho através da capacitação e experiência.

2020-36-0148 || Processo de Manufatura da Carenagem de um Veículo para Competição Fórmula SAE

Categoria: Manufatura

Autoria: LORRANE DE SOUZA OLIVEIRA, GABRIELA MACIEL GODOI, GUILHERME CANUTO DA SILVA

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e manufatura da carenagem do veículo RM-01 utilizado na competição Fórmula SAE, desenvolvido pela Scuderia UFABC. A carenagem de um veículo desta categoria é imprescindível para alcançar eficiência aerodinâmica, com diminuição dos efeitos da resistência do ar, ou arrasto. Em um veículo de chassi tubular, as partes estruturais do carro influenciam negativamente a sua aerodinâmica devido à sua geometria e, então, a carenagem exerce a função de cobrir essas partes, obtendo menor separação de fluxo de ar e um escoamento com menor turbulência. De modo geral o processo de construção da carenagem se dá em duas etapas, a etapa de escolha dos materiais e elaboração do Projeto Assistido por Computador (Computer Aided Design - CAD), que consiste em realizar pesquisas referentes aos materiais que podem ser utilizados, tais como materiais compósitos ou metálicos, e a etapa de manufatura, que consiste na produção efetiva da carenagem. Neste artigo essas etapas serão evidenciadas com a construção de uma carenagem empregando materiais compósitos. Para laminação, foi utilizada a fibra de vidro com resina éster vinílica como matriz de cura, e um molde de Poliestireno Expandido (EPS). O resultado mostrou que a carenagem foi construída conforme o projetado obtendo alta resistência mecânica, e satisfazendo os critérios de segurança do regulamento.

2020-36-0165 || MOBILIDADE SUSTENTÁVEL – A Mitigação do CO2 e a Agenda 2030 da ONU

Categoria: Sistema de transporte

Autoria: AMARO DE PAULA DIEHL KROB

Ano de Publicação: 2020

Resumo: O papel dos sistemas de transporte no desenvolvimento sustentável foi reconhecido pela primeira vez nas Nações Unidas em 1992, na Cúpula da Terra (Eco-92) no Rio de Janeiro/Brasil, e reforçada em seu documento final conhecido como Agenda 21. Posteriormente, na Cúpula Mundial de 2002 sobre desenvolvimento sustentável que ocorreu na África do Sul, o papel do transporte foi novamente mencionado no documento final Plano de Joanesburgo. 

Líderes mundiais na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável 2012 (Rio +20) concordaram por unanimidade que o transporte e a mobilidade urbana são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Essa afirmação também se reflete na Agenda 2030, onde embora não existam Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) específicos para o transporte, a implantação de novas tecnologias de mobilidade urbana sustentáveis, pode contribuir direta ou indiretamente para o alcance dos mesmos.

2020-36-0185 || Avaliação do óleo lubrificante de um motor operando nos ciclos Diesel e Otto

Categoria: Avaliação

Autoria: THAMIRES CARDOZO SILVA, RAFAEL OTTO RODRIGUES DE FARIA, CRISLAINDE ROCHA MACHADO, JULIA QUEIROS VASCONCELOS, MARCO AURELIO MENDES JUSTINO VINICIUS, ROGERIO JORGE AMORIM

Ano de Publicação: 2020

Resumo: 

Este trabalho apresenta uma análise experimental do óleo lubrificante de um motor de combustão interna, originalmente projetado para operar no ciclo Diesel, e que foi adaptado para operar, também, no ciclo Otto. Realizaram-se análises para identificar possíveis alterações nas propriedades físicas do óleo lubrificante, em virtude da operação do motor no ciclo Diesel utilizando óleo diesel e no ciclo Otto utilizando etanol hidratado combustível (EHC).

Em cada ensaio realizado, foram feitas análises no lubrificante, avaliando os seguintes parâmetros: aparência, determinação de água, espectrometria de 21 elementos, oxidação, nitração, sulfatação, fuligem, basicidade total e viscosidade a 40°C e 100°C a fim de verificar a presença de contaminantes. Foram analisados, também, a integridade dos combustíveis usados através dos testes de aparência, massa específica a 20°C, ponto de fulgor, teor de enxofre de biodiesel, destilação a 10%, 50% e 95%. Os parâmetros analisados ficaram dentro das especificações.

Nos resultados das análises das amostras de óleo, identificou-se uma redução na viscosidade das intermediárias (metade do tempo total de cada ciclo) e finais, quando comparado com a viscosidade do óleo novo. Os resultados encontrados para viscosidade estão dentro do especificado pelo fabricante, porém, um ponto de destaque é a viscosidade a 100°C da amostra com 25h no ciclo Otto ser igual à viscosidade no ciclo Diesel com 60h, evidenciando a tendência da diminuição da viscosidade.

Para o ciclo Diesel, o ponto de fulgor do óleo lubrificante ficou dentro do especificado pelo fabricante, porém no ciclo Otto, esse sofreu uma redução brusca em ambas as amostras, mas principalmente na final, que operou por um tempo maior que a intermediária.

Finalizados os testes, a alteração do ponto de fulgor e das viscosidades não excluem o uso do óleo 15W40, mas é necessário continuar os testes por um tempo de ciclo maior usando o EHC.

2020-36-0193 || Avaliar a soldabilidade das ligas AA5083 H34 e AA6082 T6 pelo processo MIG manual

Categoria: Materiais

Autoria: JOSE ALBERTO DE OLIVEIRA, BRUNA GODOI MEIRELLES, RAPHAEL BARBOSA CARNEIRO DE LIMA, MARCO TULIO RIBEIRO RICCI

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Diante da busca global por eficiência energética, iniciativas que buscam a redução do peso estrutural de veículos comerciais se tornaram muito comuns no dia-a-dia da indústria. Uma das alternativas exploradas atualmente é a substituição do aço por ligas de alumínio, o que permite reduzir o peso sem grandes alterações no parque industrial, portanto, são financeiramente viáveis. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a soldabilidade das ligas de alumínio AA5083 H34 e AA6082 T6 pelo processo MIG manual. O método consistiu na fabricação de corpos de prova conforme AWS D1.2, em diferentes ajustes dos parâmetros de soldagem: tensão, corrente e velocidade de alimentação do arame de solda. Outras variáveis do processo foram fixadas, tais como, vazão do gás de proteção e movimento da tocha. Os resultados foram promissores, uma vez que foi possível determinar a melhor combinação de parâmetros para soldagem de ambas as ligas de alumínio, cujo desempenho foi validado através do ensaio de dobramento e análises macro e micrográfica da seção transversal do cordão de solda. Conclui-se que a soldagem das ligas de alumínio dissimilares AA5083 H34 e AA6082 T6 através do processo MIG é viável e depende da combinação adequada dos parâmetros de soldagem. Além disso, o bom desempenho da junta está associado à distribuição uniforme do cordão de solda entre os dois componentes.

2020-36-0195 || Inovações da Resolução 667 do CONTRAN para a iluminação automotiva

Categoria: Segurança

Autoria: CARLOS ALBERTO LEITE DE MOURA, HENRIQUE WHITER RAMOS, IURI SILVA MARTINS, CLAYTON LEITE DE MOURA, VÍTOR HUGO CARLOS NUNES ARAÚJO, MARCO AURÉLIO FRÓES, VINICIUS RINALDI HECKMANN

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Um dos maiores desafios da segurança veicular, no contexto da frota nacional, é manter o sistema de iluminação maximamente imune a determinadas variáveis, tais como a ocupação aleatória dos assentos de passageiros ou o uso do compartimento de carga. Nestes casos, desalinhamentos do facho luminoso tendem a ocorrer, resultando em redução de visibilidade do condutor ou em comprometimento do campo visual dos demais usuários, mediante o fenômeno do ofuscamento. Outro desafio é a utilização correta do sistema de iluminação, ou seja, ter por parte dos condutores um uso criterioso dos fachos luminosos. Neste contexto, uma atuação segura pressupõe, sobretudo, atenção e cautela às variáveis do tráfego, para que não se tente ampliar a própria visibilidade ao custo de ofuscar os outros condutores. Em 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da Resolução 667, incorporou novas funcionalidades aos dispositivos luminosos, incluindo o sistema de ajuste automático de iluminação. Semelhante medida inaugura, sob influência do mercado internacional, uma nova fase no enfrentamento das adversidades mencionadas, ao mesmo tempo em que amplia as perspectivas da indústria nacional para a inserção de novas tecnologias. Neste cenário, tem-se maior protagonismo da eletrônica embarcada e, consequentemente, maior complexidade estrutural e funcional dos dispositivos luminosos. Resumidamente, a iluminação automotiva torna-se, neste contexto, mais segura por não mais depender de intervenções do condutor para determinar tanto o uso do facho luminoso adequado (se baixo ou alto) quanto o alinhamento nas variáveis da ocupação do veículo. No entanto, o caráter promissor destas perspectivas está atrelado aos desafios inerentes a toda transição tecnológica. Este trabalho abordará as novas perspectivas à engenharia de projetos e à segurança veicular a partir deste marco da legislação nacional.

2020-36-0196 || Dimensionamento geométrico de um diferencial mecânico destinado à mobilidade elétrica

Categoria: Segurança

Autoria: VINICIUS AUGUSTO DE ABREU BATISTA, DANILO HENRIQUE MARTINS SILVA, DAVID JONHSON BARCELOS

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Atualmente, o cenário mundial de veículos muda com muita rapidez. É cada vez mais comum as discussões acerca do desenvolvimento de componentes que contribuem para o aumento da performance e viabilidade do uso de veículos elétricos. A fim de aumentar a inclusão dos veículos elétricos no mercado de mobilidade, algumas universidades auxiliam no desenvolvimento de um protótipo personalizado.  Nesse contexto surgiu o projeto Micron, cujo objetivo é desenvolver um veículo de mobilidade elétrica destinado ao cenário urbano. No projeto, são desenvolvidos componentes específicos que aumentem a performance e o conforto do veículo, como o diferencial mecânico. Este componente é importante para distribuição dos torques nas rodas e diferenciação das rotações dos pneus que contribuem para auxiliar em situações de atolamentos e aumento da estabilidade em curvas. Para garantir essas características, a seleção da taxa de redução ideal do diferencial é importante para conciliar desde o desempenho do veículo até o consumo do banco de baterias. O equilíbrio entre a velocidade final do protótipo com o aumento da relação entre distância percorrida e consumo de bateria são os principais parâmetros utilizados durante o dimensionamento do diferencial. O dimensionamento das engrenagens será utilizado com base na norma AGMA com a finalidade de garantir maior confiabilidade e segurança do projeto. Adicionalmente, no presente artigo utilizam-se métodos de modelagem dinâmica multicorpos para comparação entre as forças de contato obtidas no software MSC Adams/View com a metodologia analítica. A análise estática estrutural será realizada no ANSYS Mechanical, sendo efetiva para obter a distribuição de tensão sobre as engrenagens do diferencial e redutor, garantindo a integridade, durabilidade do componente e segurança do veículo.

2020-36-0209 || Metamodelagem Para Longarinas Automotivas

Categoria: Teste e Simulações

Autoria: LUCAS PIRES DA COSTA, LARISSA DRIEMEIER

Ano de Publicação: 2020

Resumo: A constante busca por tornar os automóveis mais seguros acaba por rivalizar com o contínuo esforço em fazê-los cada vez mais leves e eficientes. Tal contradição resulta na necessidade de estudos alternativos para aprimorar o desempenho ao impacto de um carro (do inglês, Crashworthiness) sem comprometer sua massa final ou sua viabilidade econômica. Por conta da demanda de ciclos de desenvolvimento cada vez mais curtos, o método dos elementos finitos (MEF) é atualmente uma das principais ferramentas para a análise de sistemas complexos, permitindo o estudo de diferentes hipóteses nas etapas iniciais de projeto de maneira rápida e reproduzível. No entanto, os complexos fenômenos físicos envolvidos em um impacto de automóvel aumentam o custo computacional do modelo de elementos finitos, dificultando uma otimização direta do mesmo. Tendo isto vista, aplicam-se modelos matemáticos simplificados, ou metamodelos, capazes de prever o comportamento do fenômeno estudado. Buscando-se características desejáveis em um absorvedor de energia, no caso uma longarina de automóvel, é aplicada uma metodologia composta por análises experimentais pelo MEF, automatização dos experimentos, criação de planejamentos de experimentos (DoE, do inglês Design of Experiments), geração de metamodelos e otimização paramétrica, demonstrando que, após uma certa quantidade de seleções e treinamentos, o modelo simplificado é capaz de prever métricas indiretas de desempenho, como por exemplo, o Critério de Traumatismo Craniano (ou HIC, do inglês, Head Injury Criterion) que a longarina transmitiria ao ocupante no caso de um acidente. Tal metodologia busca gerar um resultado satisfatório com um número reduzido de experimentos, diminuindo o custo computacional e consequentemente, minguando o tempo necessário para a obtenção das respostas.

2020-36-0210 || LEadership assessment applied in a autoparts

Categoria: Liderança

Autoria: JORGE MUNIZ, JOSE AILTON LAURINDO TORRES, FERNANDO RAMALHO MARTINS

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Na pesquisa em tela, analisa-se uma proposta de avaliação e desenvolvimento da liderança para uma empresa do setor automotivo. Busca-se, assim, contribuir para orientar programas de treinamento e aconselhamento para o desenvolvimento de lideranças, de modo a promover vantagens competitivas e desenvolvimento organizacional. A pesquisa foi realizada tendo por base: i. uma revisão sistemática da literatura; e ii. pesquisa empírica. A revisão sistemática da literatura sobre “avaliação” e “liderança” permitiu-nos identificar as seguintes categorias para avaliação da liderança: autoconhecimento, comunicação, feedback, relacionamento interpessoal, planejamento e organização, foco em resultados, gestão do tempo, trabalho em equipe, gestão de conflitos e tomada de decisão. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com nove gestores experientes, que participaram do processo de treinamento e desenvolvimento de lideranças. Os participantes indicaram que o questionário contribui para a avaliação e desenvolvimento da liderança. A autoavaliação da Liderança baseada em dez categorias e/ou indicadores presentes na atuação dos gestores foi validada com os participantes. Os achados foram, por fim, contrastados com a literatura e pontos de melhoria foram identificados para o aperfeiçoamento do instrumento ora em análise.

2020-36-0218 || Plataforma RELIEF

Categoria: Teste e Simulações

Autoria: RENATO TEIXEIRA VARGAS

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Este artigo descreve a Plataforma RELIEF - Centro de Referência em Análise Estrutural Por Elementos Finitos - uma Plataforma virtual gratuita criada para realizar a transferência da tecnologia de cálculo de estruturas, através de cursos teóricos e oficinas de aplicação prática, estabelecendo um ambiente para formação de engenheiros, especialmente provenientes de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) [1]. A tecnologia de análise estrutural contemplada no RELIEF está baseada no Método dos Elementos Finitos (MEF), implementado em programas livres de engenharia assistida por computador (CAE). Esta iniciativa é uma inovação no Brasil, porque ainda não existem alternativas técnicas e financeiras viáveis para formação de pessoas e aquisição de ferramentas de cálculo para este segmento industrial no mercado.

O RELIEF está dividido em 03 módulos. O Módulo FUNDAMENTOS fornece um acervo de conhecimentos nas disciplinas de mecânica dos sólidos teórica / experimental e MEF, com exercícios analíticos e de simulação numérica em programas livres. Os cursos deste Módulo foram criados em parceria com laboratórios da USP e da Unicamp. O Módulo OFICINAS disponibiliza videoaulas sobre modelagem e aplicação de ferramentas de cálculo na solução de problemas de Engenharia como: Automobilística, Óleo & Gás, Polímeros, Estruturas Metálicas e Tubulações. O módulo CONTEXTO foi desenvolvido por meio de entrevistas com consultores e empresários experientes no mercado nacional.

Após a realização do projeto Piloto no período entre novembro (2019) e março (2020), a Plataforma está em funcionamento desde março de 2020. O RELIEF foi financiado por meio de recursos do NEP Consultoria e do Projeto Pipe-Fapesp - Criação do Centro de Referência em Análise Estrutural - Processo 2017-20646-3 (01/02/19 a 31/10/1) [2].

2020-36-0220 || Panorama geral sobre tecnologias de assistência à direção em veículos automotores e os principais tipos de acidentes de trânsito no Brasil

Categoria: Segurança

Autoria: FILIPE LEOPOLDO RODRIGUES FIGUEIREDO DE ABREU MOREIRA, FELIPE DE OLIVEIRA NUNAN LEITE

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Abordagem das principais tecnologias consolidadas de Sistemas de Assistência Avançada ao Motorista capazes de evitar ou reduzir os danos causados em um acidente como proposta de redução do número de vítimas de trânsito, considerando a ocorrência de cada tipo de acidente no território brasileiro. Correlação das tecnologias com os dados estatísticos como principais formas de diminuir os índices oferecendo melhor segurança aos usuários da via dentro e fora dos veículos.

2020-36-0221 || Verificação da correlação entre magnitude do choque proveniente de colisão de veículo automotor e índice de danos a cabeça do condutor

Categoria: Segurança

Autoria: FILIPE LEOPOLDO RODRIGUES FIGUEIREDO DE ABREU MOREIRA, FELIPE DE OLIVEIRA NUNAN LEITE

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Avaliação de sinais equivalentes em efeito de vibração por norma ISO 2631 sob resposta do corpo humano, em específico pelo impacto da cabeça medido através de HIC (Head Injury Criteria) quando em evento de colisão de veículo. Utilização de modelo virtual do manequim Hybrid III em MADYMO em comparação a Sled Tests representativos de testes de colisão baseados em testes reais com veículos.

2020-36-0238 || Aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing para obtenção de ganhos de produtividade em uma linha de produção de veículos comerciais: Um Estudo de caso

Categoria: Manufatura

Autoria: BRUNO PERES CAMPOS, SERGIO BRUNO PROVAZI MAIA, CLAUDIO JOSÉ RODRIGUES, CARLOS EDUARDO FONSECA AFFONSO, AMILER RODRIGUES CONDE JUNIOR, JORGE HENRIQUE CORRÊA GUIMARÃES

Ano de Publicação: 2020

Resumo: Atualmente, dentro da economia globalizada, nota-se uma grande disputa para que as organizações se mantenham no mundo dos negócios. Para tanto, dispor de preços competitivos, mantendo a qualidade em seus produtos e serviços, demanda das empresas uma atuação forte na redução de custos de produção, onde as melhores práticas devem ser aperfeiçoadas para que a melhoria seja contínua. Com base nessa filosofia, este artigo tem por objetivo mostrar um estudo de caso em uma célula de pré-montagem de componentes do sistema de freio de veículos comerciais pesados, com a melhoria do processo produtivo. A metodologia baseou-se nas ferramentas do Lean Manufacturing, sendo estas utilizadas pelos grandes conglomerados para obtenção de uma maior rentabilidade. Em posse de todos estes fatos, o presente trabalho foi elaborado de forma a eliminar o desperdício, obter ganhos de produtividade e garantir a qualidade, com a eliminação contínua e sistemática das perdas do sistema produtivo. Esse sistema de produção, quando devidamente adaptado e aplicado à empresa para a qual se destina, propicia excelentes resultados, pois são numerosas as fontes de oportunidades para a redução e eliminação de desperdício.

2020-36-0243 || PLM2M na Integração Digital da Cadeia Automotiva: desenvolvimento, qualidade, produção e serviços

Categoria: Manufatura

Autoria: EVANDRO GAMA

Ano de Publicação: 2020

Resumo: O presente artigo tem por objetivo destacar as mudanças significativas que as organizações industriais automotivas, cadeias de fornecimento e outros setores da indústria têm enfrentado nos últimos anos. Essas mudanças estão relacionadas a exigências como escalabilidade, complexidade, tempos de ciclo, globalização e ambientes regulados para lidar com informações baseadas no produto. As empresas compreenderam que a aplicação da abordagem PLM (Product Lifecycle Management) para o desenvolvimento de produtos, planejamento da manufatura, produção e colaboração com fornecedores e clientes pode atender às necessidades básicas para essa evolução. Isso visa melhorar a taxa de inovação, produtividade e requisitos de integração digital. Além disso, as empresas também perceberam a importância de ter um direcionador claro na habilidade de criar valor para a organização. Diante desse cenário, surgiu o modelo PLM2M (PLM to Manufacturing) com o objetivo de incorporar ferramentas de modelagem organizacional, gerenciamento de informações, fluxos de trabalho e atividades nos vários ciclos de desenvolvimento, qualidade, produção e serviços. Ele engloba um contexto mais amplo de modelagem de processos de negócios, que envolve a organização como um todo, a rede de fornecimento, colaboradores e clientes, dentro do conceito de empresa estendida. Tudo isso é feito dentro da abrangência de governança de portfólio de programas e projetos, modelos de maturidade e digitalização na Quarta Revolução Industrial (4IR). A importância da adoção do modelo PLM2M reside na implementação correta da abordagem PLM, com resultados imediatos e conceitos atuais que diferem consideravelmente da abordagem clássica da manufatura.