2024

2024-36-0307 || Desbravando o controle eletrônico de estabilidade - usamos mais do que imaginamos

Evento:  16º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia – Seção Caxias do Sul

Categoria: Segurança Veicular

Autoria: Emerson Batagini 

Ano de Publicação: 2024

Resumo: Introduzido no final do século passado através da parceria entre duas empresas alemãs, pesquisas estimam que o controle eletrônico de estabilidade já tenha salvado mais de dezena de milhares de vidas ao longo de quase três décadas de história. Assim como, preveniu cerca de meio milhão de acidentes envolvendo ferimentos pessoais. Pode-se citar que o desenvolvimento do controle eletrônico de estabilidade foi um marco na história da indústria automobilística na sua busca pelos zero acidentes fatais. 

Nota-se sua intervenção ou presença em condições em que o coeficiente de atrito esteja baixo entre superfície e pneu, como a condução em estradas molhadas ou congeladas, manobras ao evitar obstáculos inesperados ou entrar rápido demais em curvas. Com tal equipamento de segurança a bordo, cerca de 80% dos acidentes envolvendo derrapagem podem ser evitados. 

Esse trabalho tem como objetivo desmistificar o controle eletrônico de estabilidade e exemplificar funções do sistema que são cotidianas. Como metodologia, emprega-se o uso de casos reais onde novas funções foram desenvolvidas. Cita-se funcionalidades como assistente de rampa, piloto automático adaptativo, limitador de velocidade para o piloto automático, freio de estacionamento automático e monitoramento de pressão dos pneus. 

Conclui-se como resultado que o controle eletrônico de estabilidade contribui de outras formas para uma condução segura, eficiente e confortável. Cita-se também funções adicionais ao sistema tais como limpeza do disco de freio, controle de carga adaptativo, assistência de ventos laterais, entre outras.