Integração

Integração Interna

A fim de aprimorar os processos internos e reduzir o retrabalho e, portanto, ampliar a eficiência dos negócios geridos pelo FNDE, estão sendo direcionadas inciativas que visam a integração das unidades para que se passe a construir abordagens institucionais e não segregadas por cada uma das subunidades da instituição.

Nesse sentido é importante considerar que a maior parte dos processos do FNDE são transversais e demandam atuação colaborativa das diversas diretorias, por outro lado o histórico institucional é de gestão segmentada de informações, de decisões e de fluxos processuais, com isso surgem inúmeros desafios para garantir a boa fluidez da gestão.

Como elementos que contribuem para essa integração pode-se citar o maior direcionamento estratégico a partir da constituição de uma agenda regular de reuniões de diretoria, a revisão regimental e a estruturação de processos conduzidos a partir de um direcionamento estratégico. Além deles, instrumentos de comunicação e de prestação de contas, quando buscam uma construção integrada, favorecem também a aproximação entre as áreas. Entre eles pode-se citar o balanço mensal e o relatório de gestão.

•Relatório de Gestão

Também para a integração, o novo modelo de prestação de contas cumpre um importante papel para “tirar da caixinha" as unidades, construindo uma visão mais institucional, fortalecendo a integração, reduzindo o retrabalho e potencializando boas práticas.

•Desempenho Institucional

A revisão dos indicadores e metas de desempenho institucional foi um exercício de fortalecimento da integração, onde se construiu um encadeamento que transpassa as fronteiras das unidades, demonstrando a convergência de suas atuações. Ao explicitar a conexão entre metas globais, intermediárias e individuais, a complexidade de atuação das áreas foi representada por uma construção clara das responsabilidades e do que se quer alcançar em cada uma das instâncias. Os esquemas abaixo representam o antigo e o novo retrato dessas abordagens:​

Retrato Antigo

Retrato Novo

Trata-se de uma mudança substantiva, uma vez que se deixa de olhar pela ótica da estrutura e o que ela faz esse passa a pensar pela ótica dos resultados institucionais esperados e qual o papel das áreas para que sejam alcançados. Com isso, ficaram mais evidentes os grandes pilares da missão do FNDE: Assistência Técnica e Assistência Financeira.

Integração Intragovernamental

A fim de aprimorar constantemente sua gestão e potencializar os resultados das suas políticas educacionais, o FNDE tem fortalecido laços com diversas instituições buscando atuar em rede dentro do campo primordial em que instituições parceiras atuam. Nesse sentido, foram mantidas ou firmadas diversas parcerias:

•Adesão IRB

Adesão ao portal de cursos da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Termo de Adesão assinado pelo presidente do FNDE, Marcelo Ponte, autoriza a divulgação de capacitações virtuais e gratuitas da autarquia no portal. A plataforma é hospedada no site do Instituto Rui Barbosa (IRB) e disponibiliza cursos, treinamentos e capacitações para observadores públicos, conselheiros de políticas públicas e servidores da administração pública.

•Rede + Brasil

Em 2020 o FNDE retomou as tratativas com o Ministério da Economia para adesão à Rede + Brasil. Essa ação é fundamental para qualificar o trabalho do FNDE dentro do portal + Brasil, o que atualmente é feito para os convênios de emendas parlamentares. Com a adesão, o FNDE passa a integrar mais uma rede e fortalecer a sua atuação interinstitucional. A previsão é de que a adesão seja concluída no último quadrimestre de 2020.

•Prêmio FNDE

O FNDE firmou parceria com a ENAP para realização do 1º Prêmio FNDE em Educação, cujo intuito é fomentar a produção de pesquisas voltadas às políticas educacionais, bem como construir mecanismo para internalização de soluções. Essa ação é realizada de modo integrado com redes governamentais e também buscando aproximação com instituições e pesquisadores do campo de políticas educacionais.