Administração

Sustentabilidade Ambiental

Redução de Resíduos Poluentes

A coleta seletiva tem por finalidade separar e recolher materiais que podem ser reciclados. Com o objetivo de promover a destinação sustentável dos resíduos, o FNDE disponibilizou em toda a Autarquia, lixeiras que possibilitam a separação dos resíduos descartados, de forma a contribuir com a redução da poluição ambiental.

Em 2020 foram coletados cerca de 2.310 Kg de material reciclável, seletivamente descartado, pela Cooperativa PLASFERRO em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A média mensal de recolhimento de material reciclável foi na ordem de 192,5 Kg.

Redução de Gases Poluentes: O controle efetivo do serviço de transporte de pessoas e documentos desencadeou na racionalização do uso da frota, reduzindo aproximadamente 5.4 toneladas de dióxido de carbono depositado no planeta, no período compreendido entre 2019 e 2020 (pesquisa realizada no sítio: https://iniciativaverde.org.br/calculadora).

Implantação do TáxiGov: o Ministério da Economia autorizou a Adesão à Ata de Preço por meio do OFÍCIO CIRCULAR SEI nº 1213/2019/ME, datado de 04/11/2019, e os trâmites para celebração do contrato foram finalizados no exercício de 2020.

Vale ressaltar que a utilização do TaxiGov se iniciou no mês de junho de 2020 e os valores de quilometragem dos meses anteriores referente ao deslocamento de pessoas e documentos foram geridos pela empresa Coopertran.

Com a utilização do TaxiGov foi obtido uma redução na ordem de 62% no consumo da quilometragem com o deslocamento de pessoas e documentos, com relação ao ano anterior.

Ações para Redução de Consumo de Recursos Naturais: Tornar o FNDE uma instituição mais sustentável, com o objetivo de supervisionar os principais pontos de consumo de energia elétrica e água, possibilitando a identificação “on-line” de anormalidades nos sistemas e consequentemente, uma gestão mais eficiente.

Realização de campanhas para racionalizar o consumo de água e energia, por meio da execução de atividades de sensibilização dos servidores e colaboradores, como por exemplo a campanha “Se Liga! Desliga! ”.

A Water Footprint Network (WFN), organização mundial empenhada em promover o uso sustentável da água, afirma que em média, no mundo, para fazer uma folha de papel A4 são necessários 10 litros de água. Dessa forma, com a racionalização dos servidores e colaboradores, deixamos de utilizar 13.740.950 litros de água e promovemos a responsabilidade socioambiental.

É importante destacar que o uso consciente dos recursos não representa, apenas, cortar custos. É, antes, um exercício de responsabilidade social e ambiental de cada um de nós.

Além das mudanças que já vinham sendo implementadas no FNDE com o intuito de proporcionar o uso mais sustentável de recursos, a pandemia de COVID-19 também teve significativo impacto na redução dos indicadores mencionados. Isso porque, de forma a prevenir a propagação do Novo Coronavírus, boa parte da força de trabalho do FNDE passou a executar suas atividades remotamente.

Ações Permanentes

· Armazenamento da água do ar condicionado para a utilização na lavagem das garagens;

· Campanhas de conscientização;

· Desativação de elevadores fora do expediente;

· Desligamento dos micro-ondas quando não estiverem em uso;

· Continuidade da substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED;

· Vistorias periódicas para verificar e eliminar possíveis vazamentos.

Contratos Administrativos

Os dados dos contratos administrativos firmados pelo FNDE ao longo do exercício de 2020 podem ser consultados por meio do botão ao lado:

Outras informações sobre licitações podem ser acessadas aqui.