Mensagem do​ Presidente do FNDE: Marcelo Lopes da Ponte

Relatório Integrado

A maturidade da governança permite uma gestão integrada e, dela, decorrem muitos resultados, entre eles um Relatório de Gestão Integrado. O FNDE possui significativa estabilidade em seus mecanismos de execução nos níveis tático e operacional e, nos últimos anos, tem se empenhado em fortalecer e aprimorar mecanismos de liderança, estratégia e controle a fim de avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Além desse cenário, a partir de 2019 apresentou-se um novo desafio para o Relatório de Gestão: incorporar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que anteriormente era apresentado em Relatório específico. Essa mudança promovida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) oportuniza e estimula uma integração mais efetiva.

As exigências requeridas para a elaboração de um Relatório de Gestão Integrado favorecem a interação não apenas entre as unidades do FNDE, mas também entre a Autarquia e os beneficiários de seus programas, os quais se complementam de modo a formar uma Política Educacional que alcança todo o país, conforme representa a figura abaixo:

Nesse sentido, o FNDE buscou amplo envolvimento das unidades para a constituição do presente Relatório. Foi instituído o Comitê de Elaboração do Relatório de Gestão (CERG-FNDE), com composição que visou, especialmente, a disseminação da importância do tema por toda a instituição. A figura a seguir expressa a composição do CERG-FNDE:

Fonte: Portaria nº 543/2019

O desafio de elaboração do Relatório foi, no início de 2020, assumido como grande oportunidade de aprendizado com vistas a gerar o produto pontual e desencadear mecanismos de acompanhamento ao longo dos próximos exercícios, para que se passe a manter registros adequados de ações praticadas e informações necessárias à elaboração dos novos relatórios e, sobretudo, para orientar a gestão e garantir transparência continuamente.

Este relatório de 2020 é o primeiro resultado desse esforço, que inaugura um novo modo de prestar contas, dar transparência e construir diálogo com os diversos atores com os quais o FNDE trabalha, sobretudo a sociedade em sentido amplo.

Assim, o FNDE se coloca à sociedade como uma instituição consolidada, que promove educação, e que aprende continuamente, sempre voltado à sua missão de prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos.