READ-COM TOOLKITS
READ-COM TOOLKITS
Com base na análise preliminar efetuada através da identificação de necessidades, aspetos curriculares e abordagens metodológicas ligadas aos contextos educativo e familiar, este guia de recursos centrado na Educação Infantil e 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico é justificado. O principal objetivo é oferecer um conjunto de ferramentas que abordem a leitura, promovendo-a e encorajando-a em contextos escolares e extraescolares. Nesta perspetiva, esta ferramenta oferecerá instrumentos, atividades inovadoras e abordagens metodológicas que fomentam o desenvolvimento pessoal e o crescimento dos beneficiários finais através da leitura.
Na fase da Educação Infantil, o objetivo é que as crianças descubram e explorem progressivamente os usos da leitura e da escrita como fonte de prazer, fantasia, comunicação, representação e informação, despertando e reforçando o seu interesse por elas. Nas escolas e salas de Educação Infantil, um ambiente literário rico em textos para uso social, situações onde a escrita e a leitura são funcionais, e interações com pares e pessoas mais alfabetizadas, encorajarão as crianças, desde muito cedo, a tentar apropriar-se da leitura e da escrita como atividades que fazem parte da vida quotidiana da cultura em que vivem. A biblioteca da sala de aula, a leitura em voz alta de histórias, poemas, etc., são elementos-chave na abordagem à literatura, estimulando o desejo de ler, ao mesmo tempo que permite às crianças integrarem-se no seu ambiente cultural e aproximarem-se de outros contextos mais distantes. A leitura e a escrita devem ter espaços e tempos que promovam a abordagem das crianças aos textos e à leitura livre.
No âmbito do guia de recursos do Ensino Básico, foram contemplados dois níveis, uma inicial para grupos etários entre os 6 e 9 anos de idade, e um segundo nível de desenvolvimento que inclui atividades para alunos dos 9 aos 12 anos de idade. Ambos os níveis têm uma abordagem interdisciplinar da língua, sendo o principal objetivo o desenvolvimento das competências linguísticas: ouvir, falar e dialogar, ler e escrever. E, mais especificamente, incentivar a leitura e compreensão de textos literários, o que contribuirá significativamente para o desenvolvimento da competência linguística ou comunicativa, desenvolvendo simultaneamente o conhecimento da língua e encorajando a reflexão sobre a sua utilização em qualquer contexto comunicativo.
O desenvolvimento da competência comunicativa permite decidir não só como utilizar a língua, mas também para quê, onde e com quem utilizá-la. Deste ponto de vista reflexivo e funcional da aprendizagem da língua, é oferecida uma série de atividades variadas que contribuem para o desenvolvimento nos estudantes de um conhecimento, aptidões e atitudes abrangentes e não fragmentadas. Assim, as situações de aprendizagem respondem às necessidades comunicativas reais e significativas dos estudantes, partindo de situações comunicativas reais, favorecendo o diálogo, acordos, debates, etc.