READ-COM TOOLKITS > Formação de Professores
READ-COM TOOLKITS > Formação de Professores
2. Formação Permanente
Ao longo das últimas décadas, a formação de professores adquiriu maior importância na nossa sociedade na medida em que o teto da qualidade educacional de um país reside na qualidade da formação dos seus professores.
Por conseguinte, é necessário estar consciente da necessidade de formação dos profissionais da educação, não só como um direito, mas também como uma obrigação do professor e uma responsabilidade das Administrações da Educação, bem como das escolas. A ligação entre a formação inicial e a formação em serviço é essencial, para que a teoria interaja com a prática. Isto estimula o trabalho cooperativo dos professores com as condições que permitem aos estudantes alcançar competências básicas, reforçando, assim, a natureza transformadora da escola.
No nosso relatório concluímos que seria interessante fornecer aos professores recursos e estratégias de trabalho através de cursos especializados e obrigatórios. Nesta perspetiva, a principal razão para a formação contínua de professores deve centrar-se em facilitar o acesso ao conhecimento de estratégias, metodologias e ferramentas para a gestão e organização pedagógica do seu trabalho, a fim de enfrentar os desafios do sistema educativo e adaptar o ensino às necessidades educativas dos estudantes. Esta atualização deve abranger, entre outras coisas: cursos de formação adaptados às necessidades exigidas; diferentes dimensões da diversidade; melhoria do clima da sala de aula e resolução de conflitos; competência digital e linguística ou competências específicas para equipas de gestão e novos professores.
Nesta secção do guia, referimo-nos a diferentes cursos de formação que poderiam ajudar os professores a fornecer recursos e estratégias metodológicas que promovam a competência linguística dos estudantes.