READ-COM TOOLKITS > Professores
READ-COM TOOLKITS > Professores
3. Organização de atividades.
Introdução
As experiências de aprendizagem realizadas na sala de aula devem ser motivadoras e acessíveis às crianças, variando tanto no estilo como no nível de dificuldade. Devem ser adequadas à capacidade de estas aprenderem individualmente como fazendo parte de um grupo.
Os professores, a partir da informação que possuem sobre os conhecimentos anteriores da criança, apresentarão atividades que atraiam o interesse da criança e que a possa relacionar com as suas experiências anteriores. É essencial que estas experiências se realizem num ambiente de participação que inclua jogos e exploração. Isto dá às atividades um forte carácter motivador e permite às crianças estabelecerem relações significativas. É necessária flexibilidade e a possibilidade de adaptação ao ritmo individual de aprendizagem.
Os professores devem aproveitar as situações que surgem na sala de aula para realizar atividades de leitura e devem modificar o planeamento ao longo do ano de acordo com as necessidades dos alunos. Além disso, devem facilitar a criação de atividades de leitura mais significativas e motivadoras com base nas questões tratadas na assembleia da turma. Metodologicamente, uma atividade deve ser levada a cabo com uma abordagem interdisciplinar onde existam ligações entre as diferentes áreas do currículo, implementando projetos que resultem do interesse das crianças.
Relativamente às experiências de aprendizagem, os professores valorizam atividades como a deteção de ideias-chave, a rapidez de leitura, a análise do conteúdo do texto e a promoção da criatividade. Em relação às atividades relacionadas com a análise do conteúdo do texto lido, salientam a sua ligação com a leitura em voz alta. Neste sentido, valorizam a necessidade de organizar atividades que permitam aos alunos detetar a ideia principal, analisar e expressar ideias e ajudá-los a identificar as personagens principais e secundárias de um texto. Podem ser feitas perguntas antes, durante e/ou após a leitura de um texto.