READ-COM TOOLKITS > Professores
READ-COM TOOLKITS > Professores
6. Tipos de textos.
Introdução
Ler é compreender um texto escrito. É um processo ativo no qual cada leitor tem um objetivo específico, uma razão para ler, construindo significado ao interagir com ele e trazendo à ação os seus conhecimentos anteriores. A leitura gera pensamentos, sentimentos, ideias e emoções, promovendo a ideia de que a leitura é um processo de interpretação e compreensão, em vez da associação dos sons às letras. O objetivo é que as crianças leiam e escrevam como parte de uma abordagem progressiva ao conhecimento da língua escrita.
A cultura literária das crianças destas idades é um conhecimento que é gerado em função das oportunidades que têm de interagir em situações quotidianas com textos, e com os conhecimentos e interpretações que os adultos fazem deles. Para gerar o ambiente literário apropriado, estas situações devem envolver a maioria dos textos utilizados socialmente, em diferentes meios de comunicação, tais como jornais, revistas, anúncios, instruções e tudo o que possa e deva ser lido. Durante estas interações, alternar a leitura e o diálogo, ou estimular as respostas das crianças a perguntas sobre o conteúdo e o meio do texto, são estratégias que ajudam a concentrar a atenção das crianças.
A partir da variedade da tipologia textual, as crianças podem aprender que lemos e escrevemos para:
Recordar, identificar, localizar, registar, armazenar, descobrir dados, etc.
Comunicar ou aceder a informação.
Desfrutar, comunicar emoções, eventos, sonhos, etc.
Estudar, aprender, aprofundar os nossos conhecimentos.
Aprender a saber como fazer as coisas.
Portanto, é essencial que os professores utilizem diferentes tipos de texto na sala de aula para desenvolver a iniciação da aprendizagem da leitura nos seus alunos.
Seguem-se alguns exemplos de textos enumerativos, expositivos, prescritivos, literários e informativos.