READ-COM TOOLKITS > Professores
READ-COM TOOLKITS > Professores
4. Recursos.
Introdução
O planeamento do processo ensino-aprendizagem e dos espaços onde se aprende nas escolas é um recurso importante que deve ser tido em conta. O espaço de aprendizagem está intimamente relacionado com todos os elementos da ação educativa e com as experiências a empreender. Assim, deve ser dada atenção ao contexto em que pretendemos incorporar recursos para se dar sentido e significado à aprendizagem. Além disso, os professores precisam de uma variedade de materiais e de recursos para proporcionarem atividades e experiências enriquecedoras que motivem e estimulem a aprendizagem das crianças.
As ajudas essenciais na sala de aula incluem a organização de um ambiente enriquecedor, prestando atenção a diferentes microgeografias que encorajam os alunos a aprender de forma independente. Para apoiar a aprendizagem das crianças, são essenciais os diferentes agentes sociais (tais como professores, famílias, membros da comunidade). Outros recursos importantes podem ser a utilização de cartazes, jogos de letras, canções, poemas, rimas, peças de teatro, dramatizações, livros de histórias, etc., bem como os materiais específicos utilizados para aprender a ler e escrever.
As orientações metodológicas propostas nos quadros legislativos exigem que o profissional faça parte de uma equipa educativa, o que significa realizar um trabalho cooperativo que permita pôr em prática um projeto educativo partilhado. Os profissionais irão gerar uma organização e um ambiente que apoie o diálogo e o debate profissional, bem como a análise e a reflexão sobre a prática educativa. A equipa de profissionais é a força motriz da escola.
O trabalho em equipa responde à necessidade de aprendizagem e profissionalização, a fim de reunir o trabalho de todos, de dar coerência e unidade ao trabalho partilhado. Tempo, espaço e meios são, portanto, necessários para apoiar o plano de trabalho e promover o intercâmbio de todos os membros da comunidade educativa.
As famílias desempenham um papel fundamental na educação de uma criança, razão pela qual lhes é fornecida informação para estimularem a aprendizagem da leitura em casa. São exemplos a criação na escola de workshops, reuniões de trabalho, tutorias ou o apoio escolar familiar. Isto permite-lhes participar, a partir das suas casas, no processo de leitura através de atividades propostas pelo professor, com base no que tem sido feito na sala de aula. A participação das famílias em atividades de leitura na sala de aula ainda é reduzida. De referir que um professor também coordena com os seus pares o planeamento e/ou realização de atividades de leitura com os seus alunos e envolvem outros funcionários ou profissionais da escola dentro da sala de aula.