READ-COM TOOLKITS > Professores
READ-COM TOOLKITS > Professores
5. Avaliação.
Introdução
O objetivo básico da avaliação é monitorizar a intervenção para permitir a tomada de decisões educativas, para acompanhar o progresso dos alunos e para propor procedimentos adequados para se alcançar o máximo desenvolvimento das suas capacidades.
A principal função da avaliação é regular o processo educativo. Um professor deve empreender ações e ter disponibilidade para alterar as estratégias, situações e relações necessárias para a melhoria contínua dos alunos.
A observação da forma como os alunos realizam as atividades habituais da sala de aula em relação à leitura é o instrumento básico para obter informações úteis com a finalidade de ajustar ou modificar a ação educativa. Esta observação abrange o que a criança faz, diz e sente quando está envolvida numa atividade de leitura. Abrange também o que ela é capaz de produzir quando ajudada por outras, quando faz perguntas ou sugestões. Analisamos, assim, o que os alunos fazem, sentem ou dizem em interação com outras pessoas que têm mais experiência de leitura do que eles.
É complexo construir instrumentos que facilitem o conhecimento dos processos dos alunos, uma vez que, como vimos, a leitura não é a soma de certas competências e estratégias, mas a integração de todas elas, o que permite o progresso neste processo de aprendizagem.
Passamos agora a apresentar alguns dos instrumentos que permitem a regulação contínua do processo de aprendizagem da leitura:
Orientações de observação em que são registados os aspetos a observar em relação ao grupo de alunos e ao processo de leitura.
Produções infantis tais como ditados, textos livres, datas, mensagens para adultos e pares.
Diário de aula para ajudar os professores a refletirem sobre o que estão a fazer e como continuar o processo.
Entrevista com o aluno e a família para descobrir as suas preocupações e necessidades e para poderem avançar juntos no processo que, de forma sistematizada começa nas escolas, mas que faz parte da rotina da criança quase desde o seu nascimento.