Nesta aba, você encontra materiais de obras do século XIX, publicadas no Brasil, em português, por médicos estrangeiros aqui radicados e também por médicos brasileiros:
Imbert (1834 e 1839) - francês
L. F. Bonjean (1847) - francês
Iniciamos, em 2025, o estudo e compartilhamento de UMA AMOSTRA desses manuais de Medicina Doméstica publicados no Brasil, no século XIX. Esses manuais, geralmente produzidos por médicos doutos, tinham o objetivo de socorrer as famílias e pessoas que não tinham acesso aos serviços de Saúde. Assim, também serviam como uma fonte de divulgação de conhecimentos médicos para pessoas leigas, sem qualquer conhecimentos especializados, que precisavam atender e/ou socorrer doentes em diferentes cenários urbanos e rurais. Esses manuais também eram usados por práticos - como barbeiros, sangradores, boticários ou parteiras - que já atendiam pessoas e buscavam orientações.
Para saber + sobre as obras dessa medicina popular do século XIX, vale conhecer o trabalho de Souza (2022).Clique aqui
Começamos com as obras de Jean-Baptiste Alban Imbert (1787-1850), impressas no Rio de Janeiro. O autor era um médico francês radicado no Brasil entre em 1830 e 1831. Essas duas obras em foco, impressas em 1834 e 1839, visavam auxiliar fazendeiros e senhores de engenhos no século XIX, orientando-os, especialmente, no tratamento de pessoas escravizadas. Imbert também produziu vários manuais para orientar as "famílias em geral".
Para saber mais sobre a biografia de Imbert e sobre obras médicas associadas ao tema do escravismo, veja Viana (2018). Clique aqui
O Manual do Fazendeiro ou Tratado doméstico sobre as enfermidades dos negros (1834) de Imbert - conhecido por não apreciar comunicar-se em português - teve como tradutor José Maria Frederico de Souza Pinto (1806-1854), português naturalizado brasileiro em 1854. Souza Pinto era Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas, pela Faculdade de São Paulo.
Conheça/leia as obras digitalizadas de Imbert - formato PDF - livros inteiros -
com acesso grátis - na plataforma Internet Archive:
Imbert, 1834 : Manual do fazendeiro, ou, Tratado domestico sobre as enfermidades dos negros
Acesse em: https://archive.org/details/b29341152/page/n5/mode/2up
Imbert, 1839: Manual do fazendeiro : ou Tratado domestico sobre as enfermidades dos negros, generalisado ás necessidades medicas de todas as classes (TOMO I)
Acesse o Tomo I em: https://archive.org/details/DELTA539211FA/mode/2up
Imbert, 1839: Manual do fazendeiro : ou Tratado domestico sobre as enfermidades dos negros, generalisado ás necessidades medicas de todas as classes (TOMO II)
Acesse o Tomo II em: https://archive.org/details/DELTA53921_2
Arquivos de texto simples: Imbert (1834) para download
Corpus da obra de 1834, em diferentes formatos:
arquivos em formato DOC (em parceria com o Prof. Paulo Quaresma, Universidade de Évora, Portugal).
arquivos em formato de transcrição (produzidos por alunos de Linguistica Histórica da professora Valéria Monaretto, UFRGS).
Conheça as obras de L. F. Bonjean (1847)
Bonjean (1847): O Medico e O Cirurgião da Roça: Novo tratado completo de Medicina e Cirurgia Domestica Adaptado á intelligencia de todas as classes do Povo (TOMO I) (407 páginas)
Bonjean (1847): O Medico e O Cirurgião da Roça: Novo tratado completo de Medicina e Cirurgia Domestica Adaptado á intelligencia de todas as classes do Povo (TOMO II) (424 páginas)
ACESSE OS DOIS VOLUMES DIGITALIZADOS ( Tomo I e TOMO II) = encadernados juntos - AQUI -
digitalização e acesso gratuito via acervo da Bibilioteca Brasiliana -USP
Abaixo você encontra a obra em formato .docx para leitura: (EM BREVE)
Bonjean (1847): O Medico e O Cirurgião da Roça (TOMO I)
Bonjean (1847): O Medico e O Cirurgião da Roça (TOMO II)