Critérios Avaliativos

A avaliação contemplará duas dimensões: individual e coletiva

Dimensão individual


A parcela individual será avaliada principalmente a partir de três elementos: 1) as evidências de participação na escrita do projeto de exposição do produto; 2) o grau de contribuição na escrita do projeto; e 3) comparecimento na reunião de orientação, interesse e responsabilidade para com o trabalho coletivo.


Além da observação dos integrantes dos grupos durante o processo de confecção da atividade, o histórico de edições na escrita do projeto será examinado a fim de determinar a qualidade, a quantidade e a frequência do envolvimento do discente na escrita. Cada discente será posicionado em um dos seguintes níveis de desempenho.

(considerar o processo de escrita na ferramenta Documentos Google compartilhada) 


Fator de contribuição:



Dimensão coletiva


A parcela coletiva será avaliada a partir do projeto elaborado e considerará quatro competências distintas: 

Competência 1 ― Seleção e organização da apresentação e dos procedimentos metodológicos

A avaliação desta competência focaliza-se nas seções da apresentação e dos procedimentos metodológicos do projeto, averiguando se os objetivos (principal e específicos) foram definidos, se a ideia central do projeto e a justificativa de sua realização estão bem elaboradas, isto é, a proposta é útil, necessária e viável em sua execução; e mais: verifica-se a articulação de tais seções no sentido de explicitar os meios para realizar os objetivos.  

Competência 2 ― Elaboração do cronograma e projeção dos resultados com a exposição do produto 

A avaliação desta competência incidirá nas seções do cronograma e dos resultados esperados, averiguando as especificações das etapas para o desenvolvimento da exposição; a descrição das atividades que serão feitas, observando a ordem lógica e a exequibilidade em relação às datas; e, por fim, a coerência entre as expectativas, os resultados esperados que se deseja alcançar com as outras seções do projeto.

Competência 3 ― Desenvolvimento do texto de acordo com o gênero e os elementos estruturais solicitados e domínio das normas gerais de textos acadêmicos

A avaliação desta competência incidirá na observação global das diferentes partes estruturais do projeto (Título, Apresentação, Procedimentos Metodológicos, Cronograma e Resultados Esperados), verificando as diferentes funções comunicativas que essas partes desempenham; e a habilidade e o cuidado dos editores de texto a fim de alcançar uma escrita adequada ao gênero e livre de ruídos.

Competência 4 ― Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, especialmente das formas de impessoalização da linguagem típicas da linguagem acadêmica.

A avaliação desta competência observará se o texto revela clareza e organização sintática na elaboração de frases e na sua organização em parágrafos; se há domínio da modalidade escrita formal da língua; e se os recursos linguísticos de impessoalização da linguagem foram bem empregados.