A PRODUÇAO DO SUDESTE SUPERA A DO NORDESTE

Durante a Segunda Grande Guerra, houve falta de açúcar branco em São Paulo, em função da interrupção do transporte de cabotagem, aquele que é feito entre portos marítimos do mesmo país, meio pelo qual o açúcar produzido principalmente em Pernambuco chegava ao estado. As medidas do IAA para dar conta deste problema foram fundamentais para que São Paulo elevasse em muito sua produção de “açúcar de usina” depois do conflito mundial e, já no inicio da década de 1950, ultrapassasse o estado nordestino, tornando-se o maior produtor nacional, quebrando uma hegemonia de mais de 400 anos.

CINQUENTA ANOS EM CINCO

Getulio Vargas suicida-se em 1954, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito Presidente da República em outubro de 1955 e toma posse em 1956, com destaque para a chamada política desenvolvimentista e a promessa de fazer o Brasil crescer e desenvolver-se “cinquenta anos em cinco”.

Nos chamados “Anos Dourados”, o País industrializou-se e abriu as portas para a indústria automobilística. Os financiamentos bancários a juros baixos incentivam empreendedores nacionais também.

1960

O embargo econômico dos EUA aos produtos cubanos, em represália à Revolução em Cuba, abriu a possibilidade de colocação de parte do açúcar brasileiro no mercado norte-americano.