2010-ETANOL: O NOME OFICIAL DO ÁLCOOL

O ano de 2010 começou com mudanças na área de combustíveis. Seguindo a resolução n. 39, estabelecida pelo ANP (Agencia Nacional de Petróleo), os revendedores varejistas de combustíveis que comercializam álcool etílico hidratado combustível ou etanol hidratado combustível passaram a exibir na bomba abastecedora, no painel de preços e nas demais manifestações visuais, a denominação ”etanol”.

AS MUITAS GERAÇÕES DO ETANOL

Em 2000, o álcool é utilizado como combustível no Brasil, de duas maneiras: adicionado a gasolina pura, em teores da ordem de 22,4%de álcool anidro, a 99,6 Gay-aLussac (GL) e 0,4% de água, formando uma mistura “gasool” 5, com o objetivo de aumentar a octanagem da gasolina pura utilizado em veículos com motores desenvolvidos para o uso exclusivo de álcool hidratado como combustível.

PRODUÇÃO CONTROLADA

Pernambuco e Alagoas lideravam o crescimento das usinas no Nordeste, que eram responsáveis por toda a exportação brasileira e complementavam a demanda dos estados do Sul. O crescimento da produção ameaçava o preço do açúcar. O mercado da produção ameaçava o preço do açúcar. O mercado de álcool combustível (etanol de cana) no Brasil foi iniciado na década de 1930. Em 1933, o Governo Vargas criou o instituto do açúcar e álcool IAA. Como órgão federal, o IAA estabeleceu o regime de cotas, atribuindo a cada usina a quantidade de cana a ser processada, a produção de açúcar e de álcool. Aquisição de equipamentos e modificação da planta produtiva também precisavam de autorização.