ÁLCOOL

Em 1789, o físico Antonie Lavoisier, em seu Tratado Elementar da Química, descreve a divisão do açúcar em álcool e gás carbônico.

NOVOS POLOS PRODUTORES

Os ingleses tomaram Cuba dos espanhóis em 1760, dobraram o número de povos escravizados e, por estar mais próxima da Europa, transformou-se em centro produtor privilegiado. A expansão da cultura da cana prosseguia. Em 1791, uma revolução de escravos no Haiti aniquilou a produção de açúcar. Os franceses expulsos foram para a Louisiana, dando início à indústria açucareira norte-americana. O Havaí passou a produzir cana em 1802, e a Austrália, em 1823.

A Europa não dependeria mais da importação de açúcar de outros continentes. O Brasil permanecia como um dos cinco maiores produtores. Porém, o aumento de colônias concorrentes no mercado produtor de açúcar e a maior disponibilidade de refinarias, inclusive na Grã-Bretanha, no século XVIII e além, fizeram com que o preço do açúcar caísse, transformando o produto em nutriente básico para a alimentação.

O modelo escravagista foi sendo gradativamente abolido no mundo todo, no século XIX, o que forçou os produtores a investir em novas técnicas de produção, tecnologias e infraestrutura.