13- SANTO REMÉDIO
O açúcar foi muito utilizado como medicamento. A aplicação farmacológica do açúcar está documentada por hospitais de misericórdia, de hospitais de Portugal, desde 1500. Mas a explicação para relação do açúcar coma saúde é oura pelo seu elevado valor calórico, o açúcar foi capaz de suprir a insuficiência calórica. O principal efeito benéfico do consumo do açúcar era o combate á desnutrição, um dos principais problemas resultante da pobreza de dieta alimentar .Nessa época, a ingestão média diária era inferior a 2.000 calorias.
No século XVI, a Europa convivia com a Peste negra, que dizimou um terço da população desse continente matando 75 milhões de pessoas.
Portugal tornou-se o centro da economia mundial principalmente por sua localização geográfica. O comercio do açúcar era de fato marítimas, pois os senhores feudais cobravam altos tributos pelos combolos que passavam pelas suas terras ou, simplesmente, incentivavam o saque de mercadorias.
A Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França tornou ainda impraticável relação comercial entre norte e Sul do continente por terra. Em 1453, os turcos atomanos tomaram Constantinopla, atual Istambul, que deixou de ser ponto de partida para acesso ao Mar Negro, aos países do norte e também rota para o Comércio do Orienta. A Península Ibérica também estava tomada pelos árabes. O caminho pra buscar o açúcar no Oriente estava fechado
Para superar o obstáculo, passou utilizar o conhecimento náutico adquirido junto aos italianos com a Escola de Sagres. Em 1415, Portugal conquistou Celta, no canal de Gibraltar, assegurando autonomia para descoberta de novas terras e acesso ao Mar Mediterrâneo
Apenas a Ilha italiana da Sicília produzia cana-de açúcar na Europa, foi dessa região que partiram as primeiras mudas da planta que Portugal passa a cultivar nas ilhas africanas de Madeiras, Açares, Porto Santo e São Tomé, que acaba de colonizar. A produção de cana-de-açúcar na Ilha da Madeira rapidamente chamou a atenção de mercadores, e o Porto Funchal tornou-se centro do comercio de açúcar.
A África era um continente estratégico para Portugal que buscava uma nova rota para o acesso ao Oriente. Finalmente em 1498. Portugal chega as Índias contornando as costas da África, rompendo o bloqueio, determinado por uma Europa em guerra e pela invasão árabe.
No século XV, todo o açúcar produzido na Europa mesmo em pequenas quantidades, era refinado em Veneza, e isso anulava a possibilidade de diminuição de custo de transporte equivalentes a produtos utilizados para alimentação. Mesmo com as plantas recentes das metrópoles europeias, o refino do açúcar ainda era um entrave.
Para os portugueses, o problema era prover mão de obra em quantidade suficiente para a lavoura de cana-de-açúcar por isso Portugal da inicio a escravidão de povos negros e povos indígenas.