15- "ESTA PLANTA BROTOU DO MEL E A ARRANCAMOS, ASSIM NASCEU A DOÇURA...”

A cana-de-açúcar, ao longo dos séculos, foi alvo de disputas e conquistas, mobilizando homens e nações. Sua origem não é totalmente conhecida. Acredita-se que a cana-de-açúcar foi cultivada pela primeira vez na Nova Guiné, em 8000 a.C. Na China, a cana foi introduzida por volta de 800 a.C. Alguns historiadores afirmam que a cana é originária das Ilhas Salomão, um país no oceano Pacífico, que faz fronteira marítima com Papua - Nova Guiné.

A cultura avançou para as Filipinas e Índia, o primeiro país a extrair o caldo para produzir açúcar. Isso aconteceu por volta de 500 a.C.. A planta é citada no Atharva Veda, livro sagrado dos hindus: "Esta planta brotou do mel e a arrancamos, assim nasceu à doçura... Eu te enlaço como uma grinalda de cana de açúcar para que não me sejas esquiva, para que te enamores de mim, para que não sejas infiel."

O Imperador Persa Dario I, ao chegar à Índia, por volta de 500 a.C., observou que ali havia "canas que dão mel sem a ajuda das abelhas". A novidade foi mantida em segredo durante muito tempo. A observação dos hábitos do povo hindu, que mastigava a cana, fez com que o filósofo grego Teofrasto, em 287 a.C., descrevesse a maravilha como "o mel que está em bastão"

O MEL PAGÃO

A cana foi plantada na Pérsia por volta de 500 d.C. em uma das incursões que levaram à conquista da Pérsia, os exércitos maometanos encontraram a cana e adotaram seu cultivo. Seu nome passou a ser "cana-persa" e, em 640 já era cultivada no Mediterrâneo.

Com a conquista da Pérsia pelos exércitos islâmicos, em 650 a receita do processamento do açúcar passou para árabes, que assumiram o negócio e levaram mudas de cana para serem cultivadas nas terras conquistadas. Era o início da expansão do açúcar para o mundo.

A cana continuou sua viagem rumo ao Ocidente, passando pelo norte da África até alcançar Marrocos. Depois, cruzou o Mediterrâneo na direção ao sul da Espanha, por volta de 755, e à Sicilia em 950. Continuou expandindo-se pelo litoral sul do Mediterrâneo e depois se estabeleceu em outras localidades fora da costa atlântica africana.