DE BEBIDA A COMBUSTÍVEL

A indústria do álcool surgiu no Brasil como consequência natural da produção açucareira. Primeiro como bebida, e só depois como combustível.

O álcool é um subproduto da cana, que pode ser obtido a partir do caldo de cana e mel residual da fabricação de açúcar.

O COMBUSTÍVEL

De 1905 a 1920, houve tentativas da agroindústria sucroalcooleira de tornar o álcool como combustível.

No final da década de 1920, o Instituto Nacional de Tecnologia – INT, que se chamava Estação Experimental de Combustíveis e Minérios, fez experiências com motores a álcool, testados em um Ford de 4 cilindradas.

Em 1927, a Usina Serro Grande de Alagoas lançou no Nordeste o álcool-motor “USGA”, que foi copiado por produtores das principais regiões canavieiras do País na época.

Em 1931, o governo brasileiro estabeleceu o decreto nº 19.717, que determinou a mistura de 5% de álcool na gasolina importada consumida pelo País.

Em 1941, o Grande Prêmio de Automobilismo do Rio de Janeiro, realizado anualmente desde 1933, corre risco de não acontecer devido a dificuldade na importação de petróleo durante a Segunda Guerra Mundial. Por decisão do Instituto do Açúcar e do Álcool, a prova aconteceu, porque os automóveis foram abastecidos por uma mistura contendo 90% de álcool anidro e benzeno.