Imaginamos que quando colocaram este tema como dúvidas, talvez fosse para alertar para os perigos de consumo para a saúde, que podem viciar.
Não precisaria estar na lista da Liberdade, não temos motivos para considerar algo ruim para o Cristão do ponto de vista da relação com Deus, ou algo que atrapalhe o testemunho. Contudo, é bom ficar ligado.
Os refrigerantes em geral, bem como sucos industrializados, possuem diversas substâncias perigosas, que trazem danos ao nosso organismo, e podem causar certa dependência. No caso dos refrigerantes de cola, guaraná, e o Café, todos têm características estimulantes, por causa da cafeína. O melhor é não tomar, ou tomar com pouca frequência. Nesta lista, incluem-se: Sucos industrializados, Café e bebidas quentes, Água com sabor, Refrigerantes em geral, mesmo os diets, coquetéis, Smoothies de frutas, Isotônicos, Bebidas alcoólicas, Energéticos.
O consumo muito grande de cafeína pode causar o cafeinismo, um complexo de ansiedade, irritabilidade e depressão. Sob a ação da cafeína, os efeitos de estresse são aumentados: insônia, agitação, taquicardia, dores de cabeça, pupilas dilatadas.
Para estas bebidas, mas também incluindo uma quantidade boa de alimentos, não cabe aqui falar em ‘pode ou não pode’.
O café faz bem, mas pode fazer mal. As bebidas são gostosas e refrescantes, mas podem fazer mal.
Mas, se amanhã, a ciência, medicina, etc, decretar que o café (ou chá, ou algo que bebemos ou comemos) têm os mesmos efeitos nocivos de um entorpecente, ou coisa que deva ser rejeitada, o café sai da lista da Liberdade, e vai para a lista de Pecado.
Então, é buscarmos moderação, e se está te dominado ou fazendo mal, não temos a Liberdade de consumir.