Vamos tratar a Liberdade principalmente como assunto onde não há uma restrição colocada pela Palavra de Deus. Lembrando que a Bíblia não é para nos dizer cada coisa que se pode ou não FAZER, mas PRINCÍPIOS para sabermos o que agrada ou não ao Senhor, afinal não foi pra isso que nos alistamos?
O USO DAS LIBERDADES
Muitas divisões tem ocorrido na Igreja por causa desse tema. Pela má compreensão, visão obtusa e preconceitos muitos têm rechaçado falar ou ouvir sobre o tema. Outros, porém, usam o tema para dar lugar a exageros e libertinagens que provocam problemas sérios de relacionamento no Corpo. Cremos, porém, que devemos ser claros sobre esse assunto instruindo dentro do que a Palavra de Deus diz.
LIBERDADE E LIBERTINAGEM
Temos liberdade naquilo que o Senhor não fala na Palavra, porém até essa liberdade tem limites. Se eu não aplico a seguinte regra, incorro na libertinagem: A fé limita a minha liberdade. O amor limita minha conduta.
Veja que nas coisas que o Senhor não dá mandamentos, ou seja, onde Ele não legisla, nós não podemos legislar. Podemos ter opiniões sobre essas coisas, mas nunca podemos dar mandamentos que Deus nunca deu. Se eu tenho fé, eu posso ter liberdade nas coisas que o Senhor não ordena (bebidas, futebol, televisão, cinema e etc.). Se tenho plena convicção e nenhuma dúvida eu não peco, porém se tenho dúvidas não devo fazê-lo. Entretanto, quando tenho liberdade, tenho tanto para fazer, quanto para não fazer; sou livre. Se sou um discípulo, Faço Tudo por causa do Evangelho, no final, Jesus precisa ser Honrado.
Um crê que … outro que…. Romanos 14:3,5,6,10-16,22,23
Portanto se eu tenho fé eu tenho liberdade, porém se eu amo, eu limito a minha liberdade por amor aos irmãos. Romanos 14 fala de opiniões e não entra no conselho de Deus. Nessas questões de usos e costumes não há legislação bíblica estabelecida. A única regra é o amor. Não devo julgar o meu irmão que faz uso de algo que para mim é inconcebível, e nem devo rejeitar aquele que não usa. Minha atitude deve ser de amor.
Quem não tem maturidade, ou tem um passado de dominação em alguma área, NÃO DEVE USAR DA LIBERDADE naquela área.
Então, pra resumir. Quando vier a questão: “tal coisa é pecado?” A resposta correta normalmente será: “PODE SER QUE SIM, OU PODE SER QUE NÃO”. E, mesmo que não seja PECADO, poder não ser autorizado pelo Espírito Santo, não ser adequado em algum momento, ou ambiente.
Exemplo:
Uma irmãzinha, com traços menos delicados, ter cabelo curto e vestir camisa de botão com calça jeans folgada e botina, não é pecado, mas provavelmente não seria conveniente. Não vai ajudar na expressão que ela precisa passar no testemunho.
As mesmas roupas em um moça muito delicadazinha, com rostinho de boneca, é provável que não provoque este impacto.
A primeira moça não deveria usar, a segunda poderia usar desta liberdade
PERGUNTAS PARA FAZERMOS A NÓS MESMOS ANTES DE USAR DE ALGUMA LIBERDADE.
Isto é lícito ou edifica? I Coríntios 10:23
Isto está me dominando? I Coríntios 6:12b
Isto glorifica a Deus? I Coríntios 10:31
Estou buscando meu próprio interesse? I Coríntios 10:32,33
Provém de fé ? Romanos 14:23
Provém de amor? Romanos 14:21
Escandaliza? Polemiza? Tem aparência de mal? II Coríntios 6:1-4.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Quando fizemos Aliança com Deus, vivemos não somente para evitar o pecado, mas expressar Virtudes, e evitar TUDO, que não honre ao Senhor: um pecado, um embaraço, uma liberdade, uma fala, um ambiente, uma vestimenta..."
A liberdade é para Maduros
A liberdade é só com íntimos.
A liberdade não deve ser a nossa marca, mas a moderação
As subpáginas abaixo tratam de algumas das liberdades, que muitas vezes pode-se ter dúvidas em como encarar.