Transtorno de Ansiedade
* Jéssica Amanda Morais Rodrigues
CRP 15/3944
TAG: TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
Um novo ano se inicia, trazendo um mundo de expectativas, novos projetos, novas propostas, a esperança de dias melhores. A ansiedade é até normal diante dessas situações. Pois se configura como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar os desafios, e mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.
Mas, quando já não é uma condição passageira?
Com todos esses planos vem também a ansiedade de saber se realmente chegará, quando se concretizará. Muitos perdem noites de sono planejando e realmente deixam ser tomado por um transtorno de ansiedade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, existe uma estimativa de 10 milhões de brasileiro que sofrem com algum Transtorno de Ansiedade.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), segundo o DSM, é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa repreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses, no mínimo, acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
Vale ressaltar que, nesses casos, a grau de preocupação e ansiedade é desproporcional em relação aos acontecimentos atuais da pessoa. Ao longo do tempo o transtorno não irá afetar somente a pessoa com o diagnóstico, mais também o desempenho social e familiar do sujeito.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa (como sempre falo não é bom generalizar nem estigmatizar ninguém). Além dos sintomas que já foram descritos acima, também temos outros, como: palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares.
Identificando esses sintomas, é de suma importância que o sujeito procure um tratamento adequado, pois costumo comparar a pessoa com o TAG como uma panela de pressão a ponto de explodir.
O tratamento consiste em acompanhamento psicoterápico e tratamento medicamentoso.
A recomendação que deixo é: sempre que possível tire suas férias, busque fazer o que você gosta nos tempos livres e pratique algum tipo de atividade física.
Um bom ano para todos!!!
Referências Bibliográficas e sugestões de leituras para aprofundamento do tema
DSM-5. Manual Diagnostico e Estatistico de Transtornos Mentais. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7721387/mod_resource/content/0/Manual%20Diagno%CC%81sico%20e%20Estati%CC%81stico%20de%20Transtornos%20Mentais%20-%20DSM-5.pdf. Acessado em: 29 de Janeiro de 2023
A saúde mental da mulher é saúde para família.